Ir para o conteúdo principal

Fórum de Dúvidas

Fórum de Dúvidas

Fórum de Dúvidas

Número de respostas: 42

Clique em "RESPONDER" e envie por aqui suas dúvidas relacionadas aos conteúdos estudados no curso.

Em até 24 horas (apenas em dias úteis), os tutores ou professores irão respondê-lo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Dúvidas

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Boa Noite. Que essa disciplina venha contribuir com minhas dúvidas de trabalhar com Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil . Pois nessa troca de conhecimento entre professores realizaremos com sucesso nosso trabalho pedagógico na Educação Especial e Inclusiva.

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Bom dia. Estou com dúvidas na atividade 1.2 referente a Pesquisa da Leis 2000 da Educação Inclusiva e Especial. Como desenvolver essa atividade? Tem que conter alguma explicação referente a essas leis?
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

por Claudia Maria Soares Rossi -
Oi Marta, não precisa explicar, Só elencar mesmo as principais leis para que tenham a oportunidade de conhecer a legislação que rege a educação especial e inclusiva nas ultimas décadas;

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Boa noite, infelizmente talvez esteja tarde para tirar dúvida, mas na pesquisa sobre leis é para colocar politicas e decretos também?

por Suzana dos Santos Matos -
Olá.
Não consegui entregar uma das atividades da primeira semana e isso me fez pensar. Caso algum estudante tenha problemas numa semana e não consiga entregar as atividades daquele período ele estará invariavelmente prejudicado, uma vez que a reposição abarca apenas uma atividade e, geralmente, são propostas duas ou três atividades por semana. Será que não seria possível a reposição de uma semana ao invés de apenas uma atividade?
Por exemplo, a maioria de nós estará de recesso na última semana do mês de julho. Nesse período é comum que se viaje, visite a família, tire um tempo para si. O recesso do IFMG será apenas em agosto, não casando com o da maioria das instituições. Para alguns de nós ficará muito difícil acompanhar as atividades da última semana de julho.
Visto que a pós atende professores, os quais precisam muito descansar em seu recesso, acredito que a coordenação poderia rever essa reposição de apenas uma atividade.
Abração!
Em resposta à Suzana dos Santos Matos

O Suzana, tudo bem? O que podemos fazer é deixar a semana da reposição desta disciplina berta por uma semana ao invés de 3 dias. Esperamos que ajude. 

Em resposta à Claudia Maria Soares Rossi

Olá.
Até pode ajudar. Entretanto, caso as atividades das semanas seguintes já estivessem liberadas para feitura, os alunos poderiam adiantá-las e não depender tanto da oportunidade de reposição, a qual contempla apenas uma atividade. A própria oportunidade de reposição já poderia estar liberada. Por exemplo, deixei de entregar uma atividade da semana 1 mas ela já está feita. Caso a reposição já estivesse liberada, eu poderia entregá-la logo.
Obrigada pela atenção!

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -

Muito de acordo com você colega.

Também tenho atividades prontas da semana que não consegui realizar. Acho que deixando liberado, não nos limita um prazo de abertura e sim de fechamento apenas.

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Bom dia!
Uma curiosidade. Na página 14 da apostila tem-se a seguinte informação: "A 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2022, ainda não está em uso no país. A expectativa é que ela esteja disponível nos sistemas de informação de vigilância em saúde a partir de 2025." Contudo, desde o ano passado vê-se laudos diagnósticos já com as alterações destacadas. No Brasil, eles são válidos?
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira

Oi Samuel, tudo bem?

Então... o Ministério da Saúde informou que a implantação da 11ª revisão da CID – Classificação Internacional de Doenças, da OMS – Organização Mundial da Saúde, ainda está em fase de transição e que a demora na implementação definitiva da CD-11 deve-se às necessidades de adequação ao sistema de informação e registros da vigilância, além de treinamento dos profissionais da saúde e também ações estratégicas para a migração definitiva dos dados.  Apesar da revisão da Classificação ter sido concluída e divulgada a todos os países do mundo em 11 de fevereiro de 2022, a implantação oficial no Brasil teve seu prazo de início de vigência prorrogado no país para o dia 1º de janeiro de 2025. A OMS permite um período de transição de até três anos, assim o Ministério da Saúde orienta que os usuários comecem a se adaptar às inovações da 11ª edição, por isso alguns médicos acabam já adotando.

Espero ter ajudado.

por Rayane Araújo Gonçalves -
Olá,
Gostaria de saber qual o link da live dessa semana. Já acessei o mural de avisos e não achei por lá.

por Mayra Silva dos Santos -
Não consigo acessar para enviar a atividade do item 3.2 da disciplina. Quero ajuda por favor.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

por Ricael Spirandeli Rocha -
Boa noite!
Acabei de olhar aqui e já foi resolvido.
Tenta anexar novamente.
obrigado!

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
Boa noite!

Gostaria de saber se há um mínimo ou máximo de linhas ou laudas para a atividade 4.1.
Agradeço desde já!
Em resposta à Laura Gabrielle Marques da Cruz

Oi Laura, não tem mínimo e nem máximo. Não se preocupe com o quantitativo, escreva com propriedade aquilo que compreendeu, é o que espero. ABRAÇOS.

por Mayra Silva dos Santos -
Olá, Boa Tarde. Perdi minha vó na última semana e fiquei impossibilitada de fazer a última atividade da disciplina. estou em dúvida se a atividade de reposição corresponde a questão solicitada da atividade que não realizada. Por exemplo, não fiz a atividade da semana 4, então preciso fazer ela e enviar no aba da atividade de reposição?

Boa noite.
Apenas um aviso aos colegas e organizadores:
- A professora Cláudia colocou no mural que a reposição seria até dia 05/08, mas o sistema e o tutor Ricael apontam que é até hoje, 04/08;
- Outra confusão é a quantidade de atividades a serem repostas, no mesmo mural ela disse que seria mais de uma e não deu número, permitindo ampla interpretação. O tutor colocou apenas dia 01/08 orientações indicando que apenas uma reposição seria aceita;
- Por último, essa orientação publicada no mural pelo tutor veio após o início do período de reposição, alguns colegas já poderiam ter iniciado e inclusive postado suas atividades fora do padrão. Mas tenho fé que ninguém será penalizado por uma questão de forma.

Bom final de disciplina a todos.

por Ricael Spirandeli Rocha -

Bom dia Suzana e demais colegas.

Realmente houve um erro de datas. Para que NINGUÉM se sinta prejudicado(a), a data de reposição foi alterada para até o dia 06/08 (acrescentando um dia a mais em relação à data declarada pela professora, para evitar qualquer prejuízo).

Quanto à quantidade de atividades, vou reforçar por meio de mensagem que "especificamente nesta disciplina vocês poderão repor mais de uma atividade", conforme orientado pela professora Cláudia.

Sobre estar "fora do padrão", nenhum aluno será prejudicado. Reforço que nossa mediação tem como objetivo ajudar no que for possível, para que todos consigam aproveitar o melhor que o curso oferece. Por isso, estou sempre aberto a tentar solucionar quaisquer problemas, dúvidas ou assuntos que possam ter "dupla interpretação". O arquivo editável é uma forma de contribuir para os alunos que perderam atividades que foram fechadas.

Além disso, agradeço a colaboração e a disposição em enfatizar essas questões, pois elas sempre contribuem para que possamos entregar um curso de qualidade. É com essa troca que podemos construir uma educação de excelência.

Se precisarem de algo, estou à disposição.

Desejo uma boa reposição a todos