Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Respeito às diversidades

Respeito às diversidades

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA - Número de respostas: 5

Boa tarde


Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade. Mas, por quê a diversidade cultural é importante? A cultura é um conceito bastante amplo e vem sendo discutido por vários pesquisadores, no campo da Educação, gosto muito das ideias do professor Tomaz Tadeu. Para ele, a identidade e a diferença como uma questão de produção significa tratar as relações entre as diferentes culturas não como uma questão de consenso, de diálogo ou comunicação, mas como uma questão que envolve, fundamentalmente, relações de poder.

A identidade e a diferença não são entidades preexistentes, que estão aí desde sempre ou que passaram a estar a aí a partir de algum momento fundador, elas não são elementos passivos da cultura, mas têm que ser constantemente criadas e recriadas. A identidade e a diferença têm a ver com a atribuição de sentido ao mundo social e com disputa e luta em torno dessa atribuição. Para o professor Tomaz Tadeu, é crucial a adoção de uma teoria que descreva e explique o processo de produção da identidade e da diferença.

Essa disciplina, teve um viés muito significativo para a inclusão, a aceitação ás diferenças, não se prendendo aos aspectos físicos, mas tratando a questão de forma ampla e  da forma que se apresenta na escola. Foi a disciplina que mais gostei nesse curso até o momento. Trouxe grandes contribuições a minha atuação docente.

 

Abraços

Jozeildo

Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Respeito às diversidades

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá a todas, todos e todes
As discussões abordadas nesta disciplina são extremamente importantes para toda(o) e qualquer professor(a), independente de área de atuação e do componente curricular, uma vez que versa sobre questões que permeiam o cotidiano escolar e que impactam diretamente no desempenho das/os estudantes. Nesse sentido, é preciso o debate para a inclusão, para a diversidade, bem como para questões de identidade, sexualidades, gênero, raça e etnia; tendo em vista as perspectivas de construção de uma escola democrática que buscar transgredir as barreiras da inclusão.

As atividades de contextualização sobre o processo histórico da visão sobre a deficiência e em torno das leis que subsidiam a legislação da educação inclusiva e especial, permitiram maior entendimento dos paradigmas atuais da Educação Especial Inclusiva; reforçando a perspectiva de contraposição do processo de inclusão ao da integração, um vez que inclusão pressupõe uma mudança mais radical, completa e sistemática na nossa educação, pois, não atinge apenas alunos com alguma deficiência, mas também aqueles que ficam à margem do sistema. Assim, espera-se uma transformação de atitudes, paradigmas e de condições físicas das nossas escolas, garantindo a tod@s os recursos e o apoio profissional para atendimento às suas necessidades.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Respeito às diversidades

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Jaqueline! Ainda temos inúmeros desafios na perspectiva de uma educação mais inclusiva. As Leis, Regulamentos e Decretos são frutos do movimento de lutas de pessoas que buscam melhorias na qualidade da educação pública de nosso país. Precisamos compartilhar informações e unir forças para atingir as metas da Agenda 2030 com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Falta menos de 8 anos, mas nunca é tarde para aprender a aprender e empreender na perspectiva de uma educação mais inclusiva. Saiba mais sobre o 

Projeto Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal


Em resposta à Eliana Antonia Demarques

Re: Respeito às diversidades

por Franciele Soares de Souza -
Boa tarde!

Infelizmente, a desigualdade social em nosso país é histórica e atual. Movimentos sociais organizados de luta pelos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade têm uma longa história de resistência e enfrentamento ao modelo econômico e político implantado no país. Os conflitos no campo permanecem em intensa luta, com o avanço do agronegócio. Juntamente com uma educação inclusiva e efetiva em nossas escolas.
E no meio desses conflitos, encontramos as escolas do campo, na qual se tem alunos com deficiência que vivem no campo em escolas na cidade; há uma dupla exclusão que constitui a vida de pessoas com deficiência no campo; permanece a histórica precariedade do trabalho docente nas escolas do campo.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Respeito às diversidades

por Claudia Maria Soares Rossi -
Joseildo e Jaqueline, que bom saber que pude contribuir. Luta e busca de conhecimentos constantemente para vencermos os obstáculos. Abraços.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Respeito às diversidades

por Adriano da Silva e Silva -
Todas as disciplinas até aqui, contribuiram efetivamente o pensar a prática pedagógica em sala de aulça, esta especificamente, nos faz refletir sobre o processo de inclusão de toda uma gama da diversidade. Finalizo esta etapa com a certeza que qualifico o pensar da minha prática e o agir do meu processo de incluir o diverso. Sigo com ótimas expectativas para o próximo modulo.