INCLUSÃO, AVALIAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nos dias atuais o professor precisa se adequar e de repensar como desenvolver um trabalho de qualidade e com respeito a todas as formas de inclusão, seja com alunos com deficiência, alunos do campo ou a Educação racial precisamos buscar estratégias e metodologias onde todos possam se sentir incluídos, assim como alunos, professores, famílias e todos aqueles que fazem parte do contexto escolar. Quando penso na Educação inclusiva, acredito que preciso está aberta as novas concepções voltadas a educação e ter um olhar de fazer um trabalho com competências e qualidades na excelência que a inclusão educacional precisa ser tratada.
Diante da minha prática como docente, vivenciei vários desafios que no trabalho como professora pude passar, sem orientações pedagógicas, sem curso de capacitação, o que constava era a minha vontade de fazer o melhor. O desconhecido de trabalhar como professora na Educação do campo, um ambiente carente em todos os aspectos pedagógicos onde o aluno contava apenas com a boa vontade do professor de estar pelo menos todos os dias em sala de aula, foi o meu maior desfio. E eu como professora intermediaria desse processo buscava adequar meus conhecimentos ao ambiente que esse aluno estava inserido.
Foi uma experiência que não adiantava reclamar e sim atuar com coragem e esperança dentro dos meus objetivos de oferecer uma aprendizagem de qualidade na realidade desse aluno e ser inserida nesse contexto escolar rural.
A disciplina Educação inclusiva e especial veio fortalecer minha vontade de fazer o diferente de encarar desafios que o professor precisar vivenciar em todas as esferas que a Educação inclusiva está inserida que é um direito de todos os alunos. Como Brandão (2007.p.83) “ A educação deixa finalmente de ser vista como um privilégio, um direito apenas e deixar também de ser percebida como um meio apenas de adaptação da pessoa a mudança que se faz sem ela, e que apenas a afeta depois de feita. ”
A Educação inclusiva permeada de diferentes práticas, concepções e histórias diferentes, professores precisam acrescentar num currículo aberto a novas propostas educacionais, assim com as formações continuadas que são fatores relevantes para construção do saber ensino aprendizagem em todos os contextos escolar, social e cultural. E dessa forma essa disciplina veio contribuir na minha prática pedagógica como mediadora do processo ensino aprendizagem de todos os indivíduos que por direito devem receber um aprendizado com respeito dentro do seu contexto de vida.