INCLUSÃO, AVALIAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nos dias atuais o professor precisa se adequar e de repensar como desenvolver um trabalho de qualidade e com respeito a todas as formas de inclusão, seja com alunos com deficiência, alunos do campo ou a Educação racial precisamos buscar estratégias e metodologias onde todos possam se sentir incluídos, assim como alunos, professores, famílias e todos aqueles que fazem parte do contexto escolar. Quando penso na Educação inclusiva, acredito que preciso está aberta as novas concepções voltadas a educação e ter um olhar de fazer um trabalho com competências e qualidades na excelência que a inclusão educacional precisa ser tratada.
Diante da minha prática como docente, vivenciei vários desafios que no trabalho como professora pude passar, sem orientações pedagógicas, sem curso de capacitação, o que constava era a minha vontade de fazer o melhor. O desconhecido de trabalhar como professora na Educação do campo, um ambiente carente em todos os aspectos pedagógicos onde o aluno contava apenas com a boa vontade do professor de estar pelo menos todos os dias em sala de aula, foi o meu maior desfio. E eu como professora intermediaria desse processo buscava adequar meus conhecimentos ao ambiente que esse aluno estava inserido.
Foi uma experiência que não adiantava reclamar e sim atuar com coragem e esperança dentro dos meus objetivos de oferecer uma aprendizagem de qualidade na realidade desse aluno e ser inserida nesse contexto escolar rural.
A disciplina Educação inclusiva e especial veio fortalecer minha vontade de fazer o diferente de encarar desafios que o professor precisar vivenciar em todas as esferas que a Educação inclusiva está inserida que é um direito de todos os alunos. Como Brandão (2007.p.83) “ A educação deixa finalmente de ser vista como um privilégio, um direito apenas e deixar também de ser percebida como um meio apenas de adaptação da pessoa a mudança que se faz sem ela, e que apenas a afeta depois de feita. ”