Olá, minha gente!
Para além desta disciplina, compartilhamos da visão da escola como um ambiente integrador não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade escolar. O respeito à diversidade e, principalmente sua valorização e celebração dentro deste ambiente, é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária, visto que a escola tem papel importante no desenvolvimento destes e de outros valores.
Particularmente, me orgulho de fazer parte de uma escola cujo PPP trabalha a valorização das diferenças, por assegurar a inclusão e igualdade, bem como o enriquecimento cultural e intelectual. Como educador, me alinho bastante a uma das tendências educacionais estudadas no módulo anterior, que consiste em promover o respeito e a tolerância, mas, também, estimular uma reflexão crítica sobre as relações de poder que culminam na exclusão por ser “diferente”.
Diante do exposto, é fundamental ressaltar a importância desta disciplina para a aperfeiçoamento da visão sobre a Educação Inclusiva e Especial, pois a mesma propiciou reflexões e questionamentos riquíssimos sobre a estrutura do Sistema Educacional Brasileiro, especialmente quanto às suas limitações e desafios diante das diferentes modalidades de ensino.