Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Promoção e respeito a diversidade

Promoção e respeito a diversidade

por CRISTIANO BATISTA - Número de respostas: 1
Olá á todos!

Como educador e Aluno PcD, observo quando a escola promove a diversidade, ela transmite a ideia de que cada pessoa é importante da sua própria maneira. Isso gera um sentimento de acolhimento, auto aceitação e respeito às diferenças individuais. Como consequência, todos que estão naquele ambiente tendem a ter a autoestima fortalecida.

No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito às variedades de gênero, cor, religião e comportamento que existem em sua sala de aula e na sociedade.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.


Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Promoção e respeito a diversidade

por Jésse Ray Mendes Costa -
Boa noite, Cristiano, partilho da mesma ideia que você. Na escola em que trabalho temos diversos estudantes com várias deficiências, mas a grande maioria com TEA e em consequência disso, há muitos profissionais de apoio escolar (PAE) e uma sala de AEE bastante ativa, com 3 profissionais que atendem em contraturno nossos estudantes e de outras escolas também. Percebo uma atmosfera de muita naturalidade dos profissionais e dos estudantes em relação aos alunos com deficiências, porém paira um espírito de superproteção e cuidado exagerado com estes, como se fossem mais frágeis o que gera, inconscientemente um tratamento diferenciado. Além disso, quando o estudante requer um grau maior de suporte, nota-se o despreparo de alguns colegas e percebemos que apesar dos esforços, não estamos preparados para lidar com certas situações. Quanto às ações concretas, temos formações ofertadas pela secretaria de educação do município e dentro da escola promovemos momentos de diálogos coletivos onde socializamos conhecimentos entre colegas de trabalho e com nossas crianças e adolescentes. Avaliando de forma geral a disciplina, vejo que ela possibilitou diversas reflexões e nos despertou para buscar aprender mais sobre como lidar com as diferenças de qualquer natureza. As questões levantadas aqui, não podem ficar apenas no campo das ideias, temos o dever de buscar mais informações e aplicar os conhecimentos em nossa prática docente.