Muita legislação expressa o direito à educação para todos, o direito à mesma educação de qualidade já é um grande desafio por si só, mas indo um passo além, podemos chamar de desafio dos desafios, é o direito a uma educação inclusiva de qualidade, ah sim, abrange todos na mesma sociedade, independente de deficiência ou não. De fato, é importante perceber que a inclusão não deve ser considerada apenas um movimento ou um simples fato, mas principalmente um processo de transformação, todas as suas etapas devem ser respeitadas, planejamento e muita análise devem ser feitas ao longo do processo e, acima de tudo, diversas avaliações devem ser realizadas, com responsabilidade e comprometimento.
Do ponto
de vista educacional, é um meio de garantir o respeito e a dignidade como base
para o desenvolvimento de cada indivíduo, incluindo aqueles com necessidades
educacionais especiais. As dificuldades são claramente presentes e múltiplas,
não só com alunos com necessidades especiais, mas com problemas educativos
estruturais de longa duração em todo o país há muitos anos. Nesse contexto, a
inclusão gera novas perspectivas e novos desafios para implementar as mudanças
necessárias, o que é visto como o primeiro passo de uma longa jornada que
inclui muitas lutas para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de
estudo, trabalho e lazer, enfim, que todos os cidadãos gozem de todos os
direitos sociais.
O
conteúdo oferecido no curso é muito relevante e eficaz e oferece diferentes
perspectivas. Isso mostra mais uma vez o quanto é importante que os professores
recebam qualificação e formação contínua para estarem prontos para enfrentar as
demandas do cotidiano escolar. Sou grato pelo conhecimento e experiências compartilhadas
por meus professores, mentores e colegas de classe.