A Educação Indígena no Brasil busca atender às especificidades culturais e contextuais das diferentes etnias e comunidades indígenas do país. É reconhecida como uma modalidade de ensino que deve respeitar e valorizar os saberes, línguas e tradições dos povos indígenas, além de promover o diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento escolar.
Princípios fundamentais da Educação Indígena incluem:
Respeito à diversidade cultural: Reconhecimento da pluralidade de culturas indígenas e valorização de suas identidades e saberes.
Autonomia das comunidades: As comunidades indígenas devem ser protagonistas no processo educativo, participando da construção dos projetos político-pedagógicos e das decisões relacionadas à educação.
Interdisciplinaridade: Integração do conhecimento tradicional com o conhecimento formal, buscando uma educação que atenda às necessidades locais e globais.
Bilinguismo e interculturalidade: Valorização da língua materna indígena, além da língua portuguesa, e o fomento do diálogo intercultural.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Educação Indígena é elaborado de forma coletiva, envolvendo a participação das comunidades indígenas, professores e gestores. O currículo é desenvolvido considerando os conhecimentos e experiências dos estudantes indígenas e sua realidade sociocultural.