Meu filho é autista, tem 17 anos, estuda no ensino regular, está no 2º EM, hoje o Lucas tem muitas conquista em seu desenvolvimento e a sua inclusão escolar foi muito difícil, nos anos iniciais a adaptação escolar passou longe de ser a ideal e a constante troca de tutores atrapalhou muito, no EFII e EM a tutora é a mesma e ganho no desenvolvimento escolar e social é nítido, ele usava abafador de ruídos, hoje não necessita mais, usava caderno adaptado, adaptados no lápis, não expressava nenhuma contato visual ou físico com os colegas e hoje sua participação é outra.
No ambiente escolar noto a dificuldade principalmente por parte da família em compreender a condição do seu filho e de conseguir os documentos necessários para obterem a tutoria em ambiente de sala de aula, o sistema de saúde é lento, o que gera prejuízos no desenvolvimento da criança.
A capacitação do docentes de qualquer rede de ensino também é vergonhosa, profissionais despreparados atendendo crianças que precisam de manejo adequado, falta de conhecimento e didática que acabam excluindo o discente do ambiente escolar.
Muitas ações precisam ser alteradas para que a inclusão seja real.