A importância do respeito às diversidades
Respeitar a diversidade humana é compreender que todos somos iguais e, ao mesmo tempo, reconhecer a singularidade e as diferenças de cada um. A diversidade humana inclui todas as maneiras pelas quais somos semelhantes e diferentes. O respeito à diversidade é condição essencial para que se estabeleça a inclusão social e o exercício da cidadania.
A diversidade cultural parece ser um bom instrumento para compreender as diferenças entre os homens e a sociedade. O reconhecimento da diversidade cultural na escola atenta a um novo modelo de educação, apontando para a importância da discussão de estratégias e propostas que não permita o racismo e o preconceito no ambiente escolar e na sociedade. O desafio da diversidade instiga a criação de espaços cidadãos onde todos possam fazer dialogar a sua especificidade
Educação Inclusiva
As políticas públicas educacionais configuram um compromisso público e social que visa garantir os direitos sociais na integra da demanda social.
A Educação inclusiva caracteriza como uma política de justiça social que alcança alunos com necessidades educacionais especiais, tomando-se aqui o conceito mais amplo, que é o da Declaração de Salamanca (1994), onde o princípio fundamental é que as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras, devem ser acolhidas pelas escolas regulares.
Experiência significante no processo de inclusão
O uso dos TICs para a Educação Especial A utilização devidamente planejada e adequada pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular. As TICs são recursos altamente atrativos, instigantes e estimulantes para que o aprendizado dos alunos inclusos consiga inserir-se sem traumas nas escolas regulares, inclusive favorecendo a cooperatividade.
Avaliação sobre esta disciplina
A disciplina ofertada contribui para com uma escola para a diversidade humana. A escola para a diversidade humana segundo ela é inclusiva. Na escola inclusiva, cada um de seus alunos tem características diferentes. A Educação Inclusiva vem para quebrar os paradigmas de uma escola onde todos os alunos precisavam se adaptar ao mesmo método pedagógico e eram avaliados da mesma forma.
Referências:
BRASIL. MEC/SECADI – Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
SILVA, Tomaz T. A produção Social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz T.(Org).
Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.
______. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília, MAS/CORDE. 1994