A disciplina Educação Inclusiva e Especial permitiu vislumbrar além do que a nomenclatura nos permite enxergar, embora estejamos acostumados a entender a educação inclusiva como aquela destinada apenas às pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais, a partir do estudo da referida disciplina tornou-se bem evidente que ela não se restringe apenas a esses grupos, mas abarca tantos outros que por diversas vezes segregados e não têm os seus direitos efetivados. Compreendendo a partir de então que a inclusão deve também destinar-se para os quilombolas, para os indígenas, para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar ou concluir seus estudos etc., as práticas pedagógicas mudarão e trilharão um novo caminho, onde a inclusão será palavra de ordem, principalmente com os alunos de EJA, um público difícil e que muitas vezes são excluídos dentro da própria escola.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa
Re: PROCESSOS DE INCLUSÃO
por Ana Angélica Gonçalves da Silva -A disciplina de Educação Inclusiva e Especial contribui para uma maior reflexão sobre a promoção da inclusão no ambiente escolar, principalmente quanto à necessidade do respeito à diversidade, algo que reflete diretamente na construção de uma sociedade mais justa e emocionalmente saudável. Nessas quatro semanas fomos levados a pensar nas diferentes formas de exclusão que acontecem no ambiente escolar e a necessidade de construir estratégias voltadas para a inclusão de forma a garantir a todos condições de socialização e desenvolvimento de habilidades cognitivas e competências socioemocionais.
Em resposta à Ana Angélica Gonçalves da Silva
Re: PROCESSOS DE INCLUSÃO
por Claudia Maria Soares Rossi -Oi Ana e Josè Edvaldo, fico feliz em saber que contribui para as reflexões. Obrigada pelas importantes considerações.Abraços.
A perspectiva da Educação Inclusiva e Especial desempenha um papel crucial na aspiração por uma sociedade mais equânime e justa. O material didático desta semana enfatiza a ampliação da compreensão do conceito de inclusão, indo além das demandas especiais e abarcando outras comunidades desfavorecidas. A consideração dos quilombolas, dos indígenas e dos indivíduos marginalizados no sistema educacional representa um avanço de grande relevância, pois propicia uma abordagem mais ampla acerca da promoção da inclusão no âmbito escolar.
Creio que a inclusão deve constituir-se como um princípio orientador inalienável de todas as práticas pedagógicas, englobando, de igual maneira, a Educação de Jovens e Adultos, cujas necessidades frequentemente são negligenciadas e enfrentam desafios específicos. O respeito à diversidade assume um papel fundamental no processo de edificação de uma sociedade mais justa, equitativa e harmoniosa.
Creio que a inclusão deve constituir-se como um princípio orientador inalienável de todas as práticas pedagógicas, englobando, de igual maneira, a Educação de Jovens e Adultos, cujas necessidades frequentemente são negligenciadas e enfrentam desafios específicos. O respeito à diversidade assume um papel fundamental no processo de edificação de uma sociedade mais justa, equitativa e harmoniosa.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa
Re: PROCESSOS DE INCLUSÃO
por Priscilla Fernandes Vargas Gomes -Concordo com o colega a disciplina me permitiu enxergar na educação inclusiva para além das pessoas com necessidades especiais, inclusive sobre o EJA e os alunos das áreas rurais. Me permito a acrescentar uma experiência que tive no ano de 1996 quando trabalhei em uma fazenda na área administrativa , a escola era na própria fazenda, a professora realizava as aulas com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo que atender os alunos com várias idades e níveis de conhecimentos diferentes . De acordo com o CENSO Escolar de 2017 ainda existem 97, 5 mil turmas do Ensino Fundamental nessa situação em todo país.
A disciplina nos permitiu refletir sobre vários pontos daquilo que já imaginamos entender como educação inclusiva, que são pessoas com necessidades especiais, mas foi um verdadeiro divisor de águas entender a inclusão como algo muito além disto. Compreender que a inclusão também refere-se as pessoas com difícil acesso a educação, onde em geral suas necessidades não são atendidas, foi de extrema importância.
A busca por uma sociedade diversa, justa e igualitária é um papel de todos, porém o ambiente escolar possui um papel ainda mais no significativo no sentido de promover a importância desta luta e garantir a possibilidade de mudança de realidade deste grupos que são constantemente excluídos e negligenciados.
A busca por uma sociedade diversa, justa e igualitária é um papel de todos, porém o ambiente escolar possui um papel ainda mais no significativo no sentido de promover a importância desta luta e garantir a possibilidade de mudança de realidade deste grupos que são constantemente excluídos e negligenciados.