A disciplina foi muito rica e repleta de importantes reflexões, fazendo com que saíssemos de nossa bolha que por muitas vezes é reforçada por nossas crenças e atitudes inconscientes e acabamos promovendo exclusão ao invés de uma inclusão plena. Ao refletir sobre as necessidades das pessoas com deficiência, diversidade racial, gênero, cultural e outros, fiz uma análise de todo meu processo educacional, o contato que tive em minha trajetória, as fragilidades do sistema que era excludente e qual deve ser meu papel como educador enfrentando tais dificuldades.
Ao término dessas semanas fico feliz com as reflexões e aprendizado, saio com o compromisso de lutar pela inclusão e validação, valorização de todos os alunos, permitindo que a escola/universidade seja um espaço de acolhimento e pertença. Que não nos cansemos de procurar cumprir e melhor as políticas públicas, infraestruturas, capacitação e desenvolvimento humano para que de fato possa ocorrer uma educação verdadeira e plena para todos, todas e todes.