Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Atividade 4.2

Atividade 4.2

por Bianca Souza de França - Número de respostas: 2

A disciplina é de extrema importância para nós educadores, acho que todos os professores deveriam ter o interesse pela inclusão, pela educação especial. A experiência que tive foi com uma pessoa próxima, onde ela me relatou sobre fatos que aconteceram na escola com seu filho que é autista, onde a professora vivia reclamando dele, que ele não entendia, se estressava,  brigava com um colega específico e a professora dele disse que aquela escola não era pra ele, que ela deveria tirar ele de lá. E ela como mãe se sentia muito triste, pois não sabia o que fazer, pois não era a primeira vez que isso acontecia, foi então que ela decidiu levar ele ao médico, para identificar se ele tinha algo, foi então que a médica o diagnosticou com autismo, no começo ela não queria aceitar, mas ela começou a procurar saber, entender e estudar sobre o autismo, foi aí que ele começou a desenvolver mais, ela procurou uma escola que tivesse apoio pedagógico, especializado e tudo começou a melhorar tanto em casa com a família, como na escola, e seu filho começou a se desenvolver bastante. Diante disso é notório a necessidade do conhecimento sobre a educação inclusiva e especial, como o apoio na escola e da família é importante para o desenvolvimento da criança, o que afirma ainda mais a importância da disciplina, conhecer sobre as normas, sobre os conceitos e o nosso papel enquanto educadores, e o quanto o conhecimento pode transformar a vida das pessoas.

Em resposta à Bianca Souza de França

Re: Atividade 4.2

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá Bianca , tudo bem?

Lendo o teu comentário, achei muito pertinente a seguinte colocação "(...) acho que todos os professores deveriam ter o interesse pela inclusão". Concordo plenamente, visto que atualmente muito se debate a respeito da importância da construção de escolas inclusivas, atendendo não apenas pela Educação Especial, mas uma instituição capaz de acolher a todos que dela necessitem para ter acesso a educação de qualidade. No meu caso, particularmente falando, sinto a necessidade de aprimorar os meus saberes e práticas dentro dessa área, pois como professor, preciso estar em constante aprendizado para atender a nossa clientela que é tão diversificada. Gostaria que muito dos meus colegas de profissão pudessem se abrir mais para tal ideia e contribuir para o melhor acolhimento e transformação da vida das pessoas. Acredito que devemos ser movidos pela curiosidade em querer saber para poder transmitir e transformar.