As classes nas escolas sempre foram plurais, entretanto a diversidade sempre foi tratada como ameaça e por isso, através de diferentes violências estas pessoas foram invisibilizadas e excluídas na escola, educar de forma inclusiva requer posicionamento político, para que entendamos quais são os sujeitos presentes em nossas salas de aula, negros, LGBTQIAP+, pessoas com necessidades educacionais especificas, quilombolas, minorias em geral, que são excluídas da sociedade que tem seus direitos ameaçados e muitas das vezes nem tem acesso a estes. Compreender a sociedade plural e desigual que estamos é essencial para que possamos construir praticas pedagógicas que abarquem todos os sujeitos presentes em sala. Um caminho para isso é compreender a realidade do estudante e construir processos em que os estudantes sejam atores ativos de sua aprendizagem, assim cabe ao educador pensar suas especificidades nesse processo.
Em relação a disciplina, acredito que foi de grande importância e trouxe temas necessários a nossa formação, além da diversificação nas atividades semanais, acredito que foi bastante produtiva.