Na escola em que trabalho, após o recesso escolar de junho, recebemos um aluno, advindo de outra cidade, que possui baixa visão. Este aluno está no 3 ano do Ensino Fundamental, A escola anterior não possuía nenhum profissional especializado que pudesse fazer acompanhamento adequando ao aluno,
Ele veio para nossa escola, mas ele não estava conseguindo se adaptar às mudanças ocorridas, apesar dos esforços dos professores, ele frequentemente se sentia desencorajado e excluído, já que também ainda não tínhamos um profissional especializado para a deficiência dele. Não tínhamos até então, mas está semana, já recebemos da secretaria de educação um profissional especializado e a escola decidiu implementar um projeto piloto para promover a inclusão deste aluno e de outros com necessidades especiais. Eles contaram agora com a ajuda do especialista em tecnologia assistiva e adaptativa. Dessa forma, está sendo possível trazer soluções para tornar o ambiente de aprendizado mais inclusivo.
Em razão a deficiência do aluno com baixa visão, a escola instalou um software de leitura de tela nos computadores. Isso permite que ele possa ouvir visualmente o conteúdo escrito nas aulas, tornando o processo de aprendizado mais acessível. Para nós, a escola como um todo, tem sido uma experiência incrível, ver a felicidade do aluno, acompanhar a sua evolução e também a satisfação da família com o trabalho que está sendo realizado.
A respeito da disciplina, atendeu todas as minhas expectativas. As atividades propostas foram excelentes. Gosto muito estudar através de esquemas e de mapas mentais. Trouxe temas relevantes e atuais, principalmente o texto sobre violência simbólica. Depois desse tema, eu passei a refletir sobre minhas próprias maneiras e práticas para com meus alunos para eu não cometer tal ato, já consciente.