Como professora não consigo contribuir com esta pauta, pois nunca lecionei. Mas, como aluna vivenciei uma experiência que com certeza fez a diferença na educação. Na 5ª série tive uma professora de matemática exemplar, tanto que até hoje eu e meus colegas de classe relembra dela. Mesmo os alunos com maiores dificuldades que poderiam ser atribuídas a distúrbios ou transtornos ainda não diagnosticados, conseguiam aprender e seguir com as aulas delas. Isso pois, ela auxiliava um a um e ensinava a melhor maneira que cada um aprendia melhor. Ela fez tanta diferença na minha vida e de outros que aprendi a gostar de matemática pelo jeito que ela ensinava. Era encantador.
Pode parecer uma experiência sem grande importância, mas ter professores assim como ela que ama o que faz e inclui todos os alunos em suas aulas faz com que tenhamos gosto por estudar o que muda toda a conjuntura do ensino. Que tenhamos e que sejamos professores como ela.
A disciplina trouxe um grande conhecimento sobre a inclusão nas escolas. Perspectivas que eu não compreendia principalmente sobre a real importância de acolher alunos com necessidades especiais e o que isso afeta positivamente em sua vida. Gostei bastante de adquirir esses discernimentos. As aulas foram dinânimas e muito importante para a formação de professores.