Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Inclusão escolar e seus desafios

Inclusão escolar e seus desafios

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho - Número de respostas: 0

A inclusão escolar é um campo que precisa de ações diárias, pois é um cenário de múltiplas realidades em que os profissionais da comunidade escolar precisam de formações constantes para atender de maneira humanizada a demanda de todos os alunos.

Eu tive o prazer de trabalhar em uma escola pública de Belo Horizonte com a educação de jovens e adultos e foi nesse cenário que consegui vivenciar um pouco sobre a inclusão escolar, pois eu lecionava Química para alunos de várias idades, emigrantes de vários estados do Brasil, etnias e gêneros. Foi uma experiência muito rica na qual eu consegui compreender que o currículo escolar necessita de muitas adequações, pois não é possível levar conhecimento de forma única para alunos tão diversos e com demandas tão diferente.  A inclusão escolar precisa ser revista a cada dia, o Brasil é um país que instituiu muitas leis e direitos, mas que infelizmente não funcionam na prática, e no meu entendimento é necessário muitas formações dos profissionais da educação para assegurar esses direitos.

Quanto a inclusão de alunos com deficiência, eu tive a oportunidade de trabalhar na rede municipal de Belo Horizonte e acompanhei de perto crianças que dia após dia tiveram evoluções maravilhosas através de um atendimento humanizado e respeitoso. No entanto, muitas são as barreiras que as famílias enfrentam para assegurarem esse atendimento para os seus filhos, pois muitos são os casos em que por lei o aluno tem o direito de ter o acompanhamento de um profissional AEE, mas que infelizmente a escola não disponibiliza por que o "nível" de transtorno ou deficiência do aluno não cabe acompanhante, ficando o professor responsável por atender essa demanda. Essa é uma realidade que necessita de muita atenção de ações de políticas públicas, mas que infelizmente não tem tido as devidas intervenções.

Finalizo a disciplina com um amadurecimento maior sobre a inclusão escolar, pois mesmo tendo vivenciado tantos casos e situações, entendo que a inclusão é múltipla e cada ser humano é único, ou seja, a cada dia são novos os desafios e precisamos  nos preparar através de formações, orientações e muito respeito.