Atualmente, tenho o privilégio de atuar como agente de inclusão em uma escola de Ensino Médio e Técnico, onde minha principal responsabilidade é acompanhar e apoiar um aluno autista. Nessa jornada, tenho vivenciado de perto a importância de promover o respeito e a valorização das pessoas com deficiência, pois, apesar das leis que asseguram seus direitos, percebo que ainda há muito a ser aprimorado em relação ao acolhimento desses alunos em ambientes educacionais. Assumir o papel de agente de inclusão foi uma experiência transformadora em minha carreira profissional. A cada dia, aprendendo com a singularidade do aluno que acompanha, compreendendo suas necessidades específicas e buscando estratégias que possam ocorrer sua plena participação e aprendizagem. Essa vivência tem sido um verdadeiro exercício de empatia, paciência e criatividade, uma vez que cada estudante tem suas particularidades e demandas únicas.
Através do Curso de Educação Inclusiva que estou tendo a oportunidade de realizar, pude aprofundar meus conhecimentos sobre as legislações relacionadas à inclusão, o que tem se mostrado extremamente valioso em meu trabalho. Compreender as leis que amparam as pessoas com deficiência é fundamental para que eu possa garantir que os direitos do aluno que acompanham sejam acompanhados e que ele tenha acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.
O curso também proporcionou uma visão mais ampla e sensível sobre as questões da inclusão, ajudando-me a desenvolver uma postura mais acolhedora e receptiva em relação aos alunos com deficiência. Aprendi que a inclusão não se trata apenas de adaptado o ambiente físico, mas também de criar um ambiente afetivo e pedagógico que valorize a diversidade e estimule a participação de todos os alunos.
Em síntese, minha experiência como agente de inclusão e a avaliação positiva do curso de Educação Inclusiva têm sido elementos complementares e enriquecedores em minha trajetória profissional. Aprendi que a inclusão é um caminho contínuo de aprendizado, superação de desafios e valorização das potencialidades de cada aluno. Tenho plena convicção de que, com dedicação e comprometimento, posso contribuir significativamente para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de se desenvolver plenamente e alcançar seu máximo potencial.