Na escola em que eu trabalho há uma sala de educação especial generalista que recebe os estudantes com diversas necessidades especiais e em muitos casos encaminha os estudantes para as salas de atendimento educacionais especializados, em muitos casos e a única forma dos os estudantes terem um atendimento especializado, nesta escola somos estimulados pela sala de recursos a tentar atender os estudantes com necessidades especiais dentro da sala de aula comum, o que é um grande desafio para nós professores das salas comum, mas um desafio necessário para a implementação da inclusão.
O curso foi realmente muito importante, alguns colegas tiveram a sorte de ter temas relacionados a educação inclusiva na faculdade, muitos outros não tiveram essa oportunidade e se formaram em suas licenciaturas sem ter acesso a nenhuma formação/informação a respeito da inclusão.
Fazer este curso reforça a relevância deste tema para a educação do século XXI e a necessidade da formação inicial e continuada dos profissionais da educação para os desafios imensos da prática inclusiva nas escolas e salas de aula do Brasil. Ou seja, não é tarefa fácil e alguns dizem ser impossível, mas a verdade é que não existe fórmula de bolo para a inclusão e nunca deverá existir, para que ela aconteça como é prevista nos documentos normativos, no mais obrigado pela formação e vamos à luta pela inclusão, pela educação do acolhimento.