Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Atividade 4.2

Atividade 4.2

por Paula Aguiar Correia Rodrigues - Número de respostas: 0

Eu considero de grande importância a disciplina de Educação Incluisiva e Especial, sabemos que ao receber um aluno, temos que estudar expecificamente algo de acordo com a necessidade daquele aluno, pois independemente de laudo, cada um é um ser diferente e apresenta característas particulares no seu desenvolvimento. A matéria nos faz refletir em como se deu todo o processo para chegarmos ao ponto que chegamos hoje e quanto ainda precisamos caminhar para de fato garantir o direito dessas pessoas.

Minha experiência marcante ao lecionar e que foi um divisor de águas na minha vida profissional, me fazendo apaixonar e lutar ao lado da pessoas com deficiência, foi quando recebi um aluno baixa visão e que não tinha nenhum comprometimento intelectual. Aquele aluno me mudou até mesmo enquanto pessoa, pois passei a me vestir de preto (cor que eu não gostava de usar) para que ele pudesse me localizar dentro da sala de aula (era a sua cor de contraste) e o dava mais autonomia, como os outros alunos também tinham de se levantar do seu e ir até a mim, e que por vezes ele fazia sem necessidade, mas pelo prazer de se sentir autônomo como seus colegas. Eu ouvia comentários dos meus colegas que eu só me vestia de preto, porém não tinha desejo de falar o motivo, não me sentia  confortável de dizer que mudei meu guarda roupa para atender uma necessidade específica de um aluno, já que a maioria dos meus colegas não iriam entender e já se incomodavam com o meu trabalho, já que eram cobrados para também fazer adapatções e não gostavam de ter "trabalho".