Escola do Campo
Consta no Art. 7º A Educação do Campo que deverá oferecer sempre o indispensável apoio pedagógico aos alunos, incluindo condições infra-estruturais adequadas, bem como materiais e livros didáticos, equipamentos, laboratórios, biblioteca e áreas de lazer e desporto, em conformidade com a realidade local e as diversidades dos povos do campo, com atendimento ao art. 5º das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Contudo acaba por ser uma contradição uma vez que o modelo de educação rural, que hoje ainda é presente em diversas escolas, reproduz a cidade como o ideal a ser conquistado, colocando o campo como algo inferior, a escola onde trabalho, por exemplo, tem suas turmas do ensino fundamental organizadas de forma multisseriada, os professores além das já presentes diferenças nos níveis de aprendizagem atendem diferentes níveis de ensino em uma mesma sala.
O disposto na Resolução nº 2 de 2008 acaba não encontrando concretude uma vez que os desafios relacionados à educação são sem dúvida as maiores dificuldades para a garantia de um ensino de qualidade aos alunos do campo, sendo eles: localização, dificuldades financeiras, falta de conhecimento dos pais das tecnologias, baixa renda, analfabetismo dos pais, falta de recursos tecnológicos e provedores de internet por parte dos alunos, entre outros.
Indígena
As leituras sobre a questão indígena é grande valia porque serve para entender a importância do respeito e valorização da identidade étnica cultural do povo indígena. Fica também de alerta, denúncia, a questão do extermínio de grande parte da cultura desta sociedade. O desconhecimento leva ao preconceito, discriminação, pois ninguém respeita aquilo que não conhece. Cabe a nós, sociedade, reconhecer o modo der ser e da vida anterior ao mundo capitalista dos indígenas.
Quilombola
Também segue na mesma esteira do diferente, da necessidade de preservação desta cultura, e o Estado é o garantidor dos quilombolas conforme Resolução nº 8 de 2012 e artigo 8 da LDB que descreve todo o aparato / suporte que o Estado e seus entes federados devem garantir para o funcionamento da educação para o povo quilombola.
Educação Popular, comunitária
Também na mesma pegada, deve ser valorizada por se tratar de uma educação voltada para a diversidade que é a marca desse movimento de educação social, popular, cidadã, cívica, comunitária. Uma forma de fazer frente a educação individualista por ser insuficiente. O sistema educacional deve ser educado para pensar o social.