Estamos finalizando a disciplina Educação Inclusiva e Especial e de início gostaria de agradecer pelas discussões, leituras e atividades sugeridas, os aprendizados estão sendo de grande importância para minha formação. Ao longo dessas semanas percorremos um série de temas abordando inclusão nas mais varidas vertentes, e em específico das pessoas com necessidades especiais.
Estamos falando de inclusão de forma mais intensa nos últimos anos, os disposiivos legais são muitos e importantes, contudo, quando somos instigados a escrever sobre uma experiência de inclusão nas escolas em que trabalhamos temos difilculdade em pontuar ao menos uma. Isso é muito angustiante, confesso. No entanto, posso citar uma que ao meu ver pode ser considerada uma experiência que vale a pena citar.
Na escola em que trabalho, que fica localizada na zona rural, no campo, desde do ano de 2021 a prefeitura do município iniciou um projeto com cursinho popular com aula nos finais de semana para alunos que já concluíram ou estão para concluir o ensino médio. O cursinho visa dar aportunidades para alunos da zona rural e baixa renda tentarem uma vaga através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas universidades públicas, sem os alunos precisarem se deslocar para os outros locais para estudar, o que muitos precisam fazer, já que, geralmente nas zonas rurais o atendimento é até o ensino médio, se quiser continuar o estudos precisará sair para as cidades,mesmo para fazer cursinho pré-vestibulares.
Para finalizar agradeço por esta aportunidade de discutir temas tão relevante para minha formação nessa disciplina. Obrigada.