É inegável que a prática de inclusão social é extremamente complexa e, quando mencionamos inclusão escolar, a complexidade aumenta consideravelmente. Vivenciamos um momento em que em que as escolas devem estar abertas para receber a todos e a estes ofertar uma educação de qualidade, porém, na prática isso, infelizmente, não se materializa, não apenas com os educandos que possuem alguma deficiência ou com aqueles que são provenientes de classes sociais menos favorecidas.
Porém, vale ressaltar que algumas iniciativas sinalizam que estamos no caminho certo. É possível verificar, no município em que atuo como professor, que, nos últimos anos está havendo uma preocupação em assistir de maneira mais apropriada, os educandos com deficiências, havendo a disponibilização de um profissional para atuar como seu "cuidador", embora, com raras exceções, o profissional cuidador não apresenta uma formação acadêmica específica para atuar de maneira mais qualificada, no entanto, não deixa se ser um avanço.
No que se refere à disciplina em curso, é inegável que cumpriu com seus objetivos, fazendo-nos refletir sobre a importância se se promover uma educação que seja, de fato, inclusiva e não, apenas, para aqueles que possuem deficiências, mas a todos que possam estar a margem da sociedade.