No colégio atual em que leciono foi instituído o ensino colaborativo, também chamado de coensino ou bidocência. É uma estratégia pedagógica já consolidada alguns anos, e tem apresentado experiências bastante significativas.
A possibilidade de atuação conjunta entre professor regente da sala comum e professor especializado do AEE num mesmo
espaço-tempo, promove as intervenções pedagógicas no momento em que o discente necessidade da mediação escolar para acesso ao currículo.
Sobre a presente disciplina cursada, penso ser de extrema relevância termos essa formação já que somos profissionais da
educação, e não podemos hoje pensar num projeto de escola pública, gratuita e laica, que não contemple as diferenças. Pensar uma escola de qualidade engloba todos os fatores supracitados, aliados a uma gestão que seja democrática.
Com relação ao material disponibilizado (e-book) achei excelente, principalmente a linguagem que dialoga com as atividades e o AVA, onde aparecem numa sequência lógica, o que é mais um motivador para dar continuidade aos estudos. A única crítica que
faço é quanto ao número de atividades a serem realizadas semanalmente. Achei pesada a quantidade, tendo em vista que somos professores e temos uma demanda enorme de trabalhos e estudos. Então, creio que deveria ser repensada essa quantidade semanal.
Abraços.