Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Reflexões sobre a disciplina

Reflexões sobre a disciplina

por Laura Sanábio Freesz Rezende - Número de respostas: 0

Apesar de ainda termos um longo caminho em direção à educação inclusiva plena, o resultado de algumas contribuições já é perceptível  na escola. Um deles é o Atendimento Educacional Especializado, que busca atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência ou outra demanda singular, sem retirá-lo das turmas regulares.  

Para que esse atendimento seja realmente efetivo, são desenvolvidos programas de apoio e acompanhamento educacional, tanto para os estudantes quanto para as famílias. 

O material didático ainda precisa passar por adaptações, mas, por enquanto, estão sendo feitas ações paralelas para auxiliar na inclusão dos alunos, como o uso de recursos multifuncionais e a implementação de práticas pedagógicas inclusivas. 

Em relação à disciplina, posso afirmar que ela trouxe pontos muito importantes sobre a educação inclusiva. O principal deles, para mim, é a complexidade do assunto - que deve levar em conta não só a educação de pessoas com deficiência, como era meu foco no início do curso, como também de outros grupos ainda marginalizados, como estudantes do campo, estudantes trans e quaisquer outros fora do considerado “padrão”.