Dentre os assuntos tratados dentro dessa disciplina destaco dois que contribuíram de forma significativa para uma melhor compreensão do conceito de educação Especial e inclusiva. O primeiro que destaco foi o conceito de violência simbólica, que é um termo que ainda não conhecia, apesar de estar cursando a graduação de educação especial ainda não conhecia esse termo, principalmente a partir do autor (Bourdieu), que são situação que nós professores nos deparamos no dia a dia escolar e muitas vezes não nos damos conta que este tipo de situação podem causar danos psicológicos a pessoas rotuladas como inferiores e incapazes.
Outro conceito foi o discutido no capítulo “identidade e diferença” principalmente o conceito de identidade discutido no material e como ela relaciona-se com a sexualidade. Nos dias atuais essas discussão sobre gênero está bastante em evidência, ainda me sinto pouco à vontade com relação a discussão desse tema na escola, creio que é de suma importância a participação da escola dentro desse tema, mas temos que ter bastante cuidado de como isso será tratado na escola para não sermos taxados como “deturpadores de personalidade” ou como “doutrinadores” que queremos por força impor uma ideologia sem lá de onde.
Por fim, achei particularmente interessante a generalização do conceito de inclusão utilizada pelos professores tratado nos vídeos sugerido, principalmente no que diz respeito a educação de jovens e adultos e a educação quilombola, a discussão desse tema contribui bastante para que pudesse pensar em aspectos dessa modalidade que ainda não estavam claros, como por exemplo, as diversas razões que levam os alunos a desistirem do curso e esse movimento de diminuição da modalidade da EJA.
Concluo dizendo que a disciplina contribuiu para a incorporação de alguns aspectos conceituais, dessa forma, acredito que foi uma experiência positiva assim como está sendo todos os módulos do curso.