Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Educação Especial

Educação Especial

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento - Número de respostas: 0

Sou professora do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 

Sempre pensei no AEE de modo que ultrapassasse as paredes da Sala de Recursos, pois acredito na importância do ensino colaborativo que, infelizmente, não é o modelo adotado na rede em que leciono. 

Como forma de diminuir as lacunas existentes entre o AEE e o ensino regular, propus em 2019, na escola onde lecionava, a elaboração de uma caixa de recursos com materiais elaborados por mim, e utilizados/testados com meus estudantes nos atendimentos realizados na sala de recursos multifuncional, que atendessem suas necessidades nas turmas regulares, de acordo com o que havia sido elaborado em seus planos educacionais individualizados (PEI).

Não posso afirmar que tive total sucesso com professores do 1º ao 6º Ano que atuavam na escola. Mas tivemos muitos avanços com os estudantes público da Educação Especial nas séries iniciais do ciclo de alfabetização. E não somente em seus processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares, mas também em sua adaptação ao ambiente escolar. 

No mesmo ano, realizamos atividades com todas as turmas, voltadas para a conscientização sobre a inclusão. Percebemos que a grande dificuldade dos demais estudantes, até mesmo alguns acusados de cometer bullying contra os estudantes com deficiência, era na compreensão das necessidades de seus colegas. A experiência foi muito rica e proveitosa. E estou procurando implementá-la também na atual escola onde leciono.