A diversidade na escola para garantir a inclusão tendo em mente a boa convivência, respeito as diferentes formas de existir necessita que o conhecimento de si e do outra possa existir para que haja inclusão sem resistência. Cito aqui Florestan Fernandes, quando ele fala de que o que da grandeza as universidades não é o que se faz dentro dela e sim o que se faz com o que ela produz, sendo a Educação um fenômeno complexo e a pedagogia como teoria da educação, traduz a riqueza de praticas educacionais. Portanto com a Educação indígena a Educação do Campo é um assunto que sofre as mesmas resistências. Vimos um aumento de candidaturas indígenas ao Legislativo aumentarem em todo Brasil, e isso é importante pois é nesses espaços também que as políticas afirmativas acontecem, o Ensino Indígena e do Campo tem que ser defendidos diariamente, pois historicamente o Brasil pelas classes dominantes vivem mais as coisas do exterior do que participar na construção de uma nação. Na minha cidade como na região temos assentamentos, e conversando com uma líder local, a mesma me informou que não tem uma escola técnica agrícola, e isso nos mostra que estamos muito distantes de políticas públicas nessas áreas.