Lembro-me quando ministrei por 13 (treze) anos a disciplina de matemática para aluos do ensino médio na rede estadual de educação do esado da Bahia. Na ocaião, por algumas vezes, pude exxergar a dura realidade e dificuldade de muitos alunos em compreender os conteúdos que eu julgava significativos para determinada turma. Nesse sentido, por conta da referida dificuldade de aprendizado pela maioria dos alunos, eu resolvi fazer uma avaliação onde os próprios alunos atribuiriam uma nota para aquilo que eles consideravam ou julgavam como adequada ou justa. Fui criticado por alguns professores porque entendiam qua a nota estaca sendo atribuída de forma gratuita, onde não havia nenhuma avaliação concreta. Porém, errado ou não, percebi que a minha atitude despertava algum sentimento de inclusão dos alunos. Frise-se, pode não ser a melhor atitude a ser tomada, mas foi uma maneira que encontrei de promover algum interesse por parte dos alunos para se dedicar melhor aos estudos.
Sobre a disciplina acredito que os conteúdos, vídeos, livro-texto, entrevistas contribuíram para a fixação dos conteúdos e fuidez do ensino-aprendizado. Entendo que houve um exesso de avaliações - deixei de fazer duas -, mas ao final, foi muito produtiva. Parabéns a todos!!!