Educação inclusiva é uma realidade escolar. Independente do contexto, a escola deve ser democrática de direito, pensar uma educação que ofereça currículo significativo e que respeite as necessidades de cada indivíduo é possível. A grade curricular, por si só, já precisa estar de acordo com as possíveis, quase certas, demandas que a escola vai receber.
Professores capacitados e que sempre estão alinhados com as mudanças, que são muitas, à respeito das atipicidades, precisam ser incentivado à buscar formações, mas que os profissionais adequados também estejam presentes para a educação inclusiva funcionar. AEE, psicologia escolar, cuidadores, intérpretes, psicopedagogos e pedagogos juntos formam uma grande rede de apoio à educação.
Avalio a disciplina como extremamente importante e positiva. Acredito que o conteúdo foi direto, trouxe a fundamentação teórica necessária, inclusive as leis e resoluções, que deixam mais claro o objetivo da disciplina. Fico feliz de aprender mais sobre o assunto e rever minhas práticas educativas. Abraço!