Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Educação na perspectiva inclusiva

Educação na perspectiva inclusiva

por Ana Gabriela Chaves Ferreira - Número de respostas: 0

Educação na Perspectiva Inclusiva

Compreendo a Educação na Perspectiva Inclusiva como uma concepção pedagógica que defende e busca assegurar o direito à educação de qualidade, e à aprendizagem de um contingente significativo de pessoas pobres e diversas quanto ao pertencimento étnico racial, pois são negras, indígenas, ciganas, quilombolas entre outras denominações tradicionais. E também diversas no que se refere ao tempo e as formas de aquisição de conhecimento, porque há neste contingente significativo de pessoas sujeitos com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e deficiência múltipla, autismo dos mais variados graus, entre outras especificidades sociocognitivas que exigem atendimento educacional especializado, ou tão somente atenção individualizada.
Quando atuava na sala de aula no ensino médio, e agora atuando na coordenação pedagógica do ensino fundamental, todas as vezes que proponho reflexões sobre a reprodução das desigualdades sociais nas desigualdades escolares e alvitro mudanças de práticas para promoção de uma educação inclusiva, a cultura escolar com suas formas de organizar o tempo, o currículo e as práticas educativas se impõe, com destaque para as barreiras atitudinais que são sempre as mais violentas, deforma que as diferenças de concepção de educação se transformam em divergências político-pedagógicas.
A organização da disciplina Educação Inclusiva e Especial propiciou que eu revisitasse o conceito de violências simbólica de Pierre Bourdieu e compreendesse as barreiras atitudinais pela perspectiva política, e do conflito. Os relatos de experiência nas aulas síncronas reforçaram este entendimento, na medida que as professoras compartilharam o árduo e moroso trabalho de se construir uma escola mais inclusiva.