Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Sobre inclusão escolar: relato de NÃO experiência

Sobre inclusão escolar: relato de NÃO experiência

por Gabriela de Oliveira - Número de respostas: 0

Achei muito interessante todos os tópicos abordados durante a disciplina que trata da inclusão de todas as pessoas, sejam elas com algum tipo de deficiência, indígenas, quilombolas, educação do campo, a inclusão aborda temas muito amplos, que por vezes não é conhecido por toda a população, todos têm direito ao acesso à educação, independente de qualquer limitação, origem, situação financeira... 

Eu ainda não atuo como professora, sou discente de mestrado, e até hoje em todas as escolas que já passei como discente, seja educação básica, técnica e posteriormente graduação, não tive contato de perto com processos de inclusão. Alunos especiais com algum tipo de deficiência estudavam em escolas especializadas sem ter acesso ao ensino regular. Alunos do campo iam para a zona urbana distante muitos quilômetros para estudar (processo que não é o ideal para a inclusão).

Todo o conteúdo exposto no decorrer dessa disciplina contribuiu muito para o meu conhecimento, pois eu sabia da importância mas nunca tive contato, infelizmente. Espero que esse assunto se espalhe cada vez mais, para que futuramente não tenhamos discentes e futuros docentes como eu, que sabe da relevância de praticar a inclusão, porém não tem dimensão da abrangência desse assunto.