Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Relato da experiência na empresa, não de sala de aula

Relato da experiência na empresa, não de sala de aula

por Edinea dos Santos Marçal - Número de respostas: 0

A inclusão escolar estabelece quatro pontos fundamentais e que devem estar claros antes de qualquer implementação de mudanças na escola ou   no sistema educacional:

Primeiro – A inclusão é um processo que deve ser encarada como uma busca contínua por formar mais adequadas de atender a todos os alunos, que são diferentes uns dos outros.

Segundo – A inclusão busca a presença, a participação e o sucesso de todos os alunos, o termo participação diz respeito à qualidade das experiências vividas pelos alunos no ambiente escolar e portanto a preocupação dos profissionais de educação em adotar as medidas necessárias para que todos os alunos tenham o melhor rendimento.

Terceiro – A inclusão determina a identificação e a eliminação de barreiras, tudo aquilo que impede o efetivo exercícios dos direitos dos cidadãos, mais enfaticamente ao direito a educação de uma forma geral e a educação inclusiva.

Quarta – Assumir a responsabilidade moral de zelar por aqueles que estejam sob grau de vulnerabilidade dentro do sistema educacional garantindo seu acesso e a permanência na escola.

A proposta da educação inclusiva deu novo aspecto à educação, visando um olhar diferenciado ás singularidades humanas. Tem se falado e escrito sobre inclusão, que tem como princípio a inserção de pessoas com deficiência no âmbito social.

São apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente nas perspectivas da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca das mudanças de paradigma na educação especial.

 

Embora não faça parte de nenhuma unidade escolar como docente, está matéria me ajudou a compreender um pouco mais sobre inclusão não somente no ambiente escolar, mais no meu dia a dia como colaboradora de uma empresa. Pude perceber como e gratificante para uma pessoa portadora de necessidade especial estar no convívio de outras pessoas e se socializar, através desta matéria que passeia a conversar mais com os integrantes da empresa e ter interesse sobre o assunto.