Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Fórum 4.2 - Inclusão e avaliação da disciplina

Fórum 4.2 - Inclusão e avaliação da disciplina

por Jaciane Rodrigues dos Santos - Número de respostas: 0

Estou recém formada em um curso de bacharelado, não atuo em escola, logo, falarei de algumas experiências de inclusão que são mais recentes na universidade que me formei, sendo esses: ações afirmativas com cotas raciais; cotas para estudantes de escola pública; nome social nas listas de chamada; contratação, até o momento apenas através de licitações, de profissionais para acompanhar estudantes com deficiência auditiva.

Com relação a este componente curricular, agregou e muito em minha vida, pois me proporcionou contato, reflexão, leitura e estudo com e de fatores muito importantes para minha construção como indivíduo e como cidadã, tais como: com a legislação do nosso país referente a educação especial e a inclusão de diversos grupos em âmbitos diferentes que atravessam a nossa vida em sociedade (raça, gênero, classe, deficiências, transtornos, saúde dentre outros);  com a trajetória da inclusão das pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no mundo e nosso país. Certamente a construção desse aprendizado, todo conhecimento que adquiri  me acompanhará de forma benéfica no âmbito individual, interpessoal, familiar, político, estudantil e profissional. 

Quero ressaltar que ler os textos e, principalmente, assistir os vídeos da Profa. Cláudia Maria foi em muitos momentos um acalanto. Claro, com muita seriedade, uma pitada de alerta e chamada para a conscientização e responsabilidade, tanto quanto uma inspiração com leveza.

Um forte abraço, Profa. Cláudia Maria!