Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Atividade 4.2

Atividade 4.2

por Joice Santana Lisbôa - Número de respostas: 0

Sou recém-formada e ainda não atuo na profissão, mas já notei a necessidade de conhecimentos básicos acerca da inclusão para a sala de aula. Sendo assim, o relato que irei deixar aqui não se aplica de um exercício como profissional em sala de aula, e sim de um período em que ainda era estudante de graduação.

Meu primeiro contato com alunos com deficiência foi durante uma disciplina de estágio obrigatório que realizei para a universidade. A escola é referência na educação de surdos, entretanto, fiquei surpresa ao presenciar que os professores da escola não sabiam Libras e, por isso, não conseguiam se comunicar com os alunos. Era necessário que os colegas ouvintes desses alunos fizessem a mediação da conversa.

Em meu primeiro dia de estágio imaginei que seria apresentada para a turma pelo professor regente, mas ele olhou para mim e disse “te apresenta aí”. Fiquei com vergonha pela situação, principalmente pelo fato de não dominar Libras e saber que não conseguiria me apresentar dignamente para os alunos surdos, o que acabou acontecendo. Apresentei-me oralmente e depois me sentei, porém percebi que um dos alunos não tinha entendido quem eu era e o que estava fazendo ali. Na semana seguinte fiquei de olho nesse aluno, pois queria, de alguma fora, me apresentar para ele. Em determinado momento percebi que esse aluno perguntou a uma colega quem eu era. Logo chamei sua atenção e fiz somente os dois sinais que conhecia para tentar me apresentar: “professor” e “ciências”. Ele ficou espantando por ter respondido e perguntou se sabia Libras, disse que entendia um pouco. Ele assentiu, olhou para frente e voltou a copiar o assunto do quadro.

Há uma grande lacuna na educação que assegure efetivamente a inclusão de alunos na sala de aula, isso é perceptível no cenário atual brasileiro. Embora tenhamos avançado em muitos aspectos ainda existe um grande percurso a percorrer. Pequenos gestos podem fazer uma grande mudança em uma sala.

Para finalizar, gostaria de agradecer pela disciplina. Tive acesso a informações que não fazia ideia. O material disponibilizado também é riquíssimo de conteúdo e detalhes. Além disso, a professora transparece sua amorosidade e carinho durante as aulas. Obrigada por mais uma oportunidade de aprender. Um grande prazer, e até a próxima! ; )