Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Atividade 1.1

Atividade 1.1

por Renata Lima Cremasco - Número de respostas: 0

Como bem citado no texto, observamos que as medidas impostas aos países da América Latina e Caribe são uniformes, ignorando as particularidades de cada um dos países. Essa  desconsideração a respeito da realidade de cada país pode ser relacionada com as críticas feitas a globalização na música "Globalização, o delírio do dragão!" e principalmente do documentário de Milton Santos.

No documentário observamos que a globalização não é um processo homogêneo que beneficia todos os países de maneira igual. Também é explorado a ideia de "territorialidade", enfatizando que os espaços geográficos não são apenas físicos, mas também carregam significados culturais, sociais e políticos. Tais questões deveriam ser levadas em consideração ao traçar um plano de reforma educacional, seja no campo micro ou macro.

Apesar do documentário abordar críticas mais ampla, também encontramos na música a crítica da ideia da globalização ser algo igual e benéfico a todos. A letra questiona a ideia de progresso e desenvolvimento trazida pela globalização, apontando para as desigualdades que esse processo muitas vezes perpetua entre nações ricas e pobres.

Dessa forma, no texto, na música e no documentário, percebemos que a globalização é um processo que é desigual, complexo e precisa de atenção diante das diversidades culturais.