O documentário " Globalização - Encontro com Milton Santos trás em seu escopo o processo desenfreado e antiético da globalização e suas mazelas. É ressaltado os padrões ideológicos associados a esses processos. Esse suposto desenvolvimento também é relatado na letra da música Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah, onde fica claro que se fala bastante em crescimento mas só os ricos é que realmente desfrutam do processo capitalista de globalização. Nesse quesito não existem critérios igualitários no planeta, mesmo que nos anos 90 como relatado no texto dessa semana, várias declarações e tratados foram assinados por diversos países. Esses famosos marcos históricos que não são realidade integral nos dias de hoje. Somos escravos do consumismo.
A crise humanitária não importa, a única que merece holofotes é a crise financeira. Apesar disso, os anos noventa e o início dos anos 2000 foram um divisor de águas em relação a visibilidade dos cenários sociais e econômicos. É preciso ter responsabilidade nessas áreas., já que todos os países colhem consequências diferentes.
Moda, redes sociais, desemprego, exploração de mão de obra, acesso defasado a educação, baixa qualidade de vida, todos esses são temas abordados no documentário, na música e no material disponibilizado.