O texto da apostila da primeira semana, traz um panorama do que acontecia no Brasil e no mundo quanto às políticas educacionais nos anos 90. Porém, todas as reformas não levam em consideração as distintas realidades de cada país. No Brasil mesmo teve a criação de muitos programas, mas a implementação nem sempre foi eficaz.
Já a música e o documentário sugeridos, trazem duras e honestas críticas à globalização. O avanço tecnológico e nas demais áreas é visto de forma muito positiva, mas devemos considerar que é muito desigual. Apenas as pessoas mais ricas têm amplo acesso à tudo que estes avanços traz e a partir disso, a desigualdade tende a crescer cada vez mais. O tempo todo recebemos estímulos capitalistas para que o consumismo aconteça de forma desenfreada sem pensar nos “nos seres humanos e seus valores, só milhões e milhões de consumidores”. Os governantes se preocupam com a crise financeira, mas não vêm a realidade de famílias carentes que necessitam de cuidado, a crise educacional no país dentre tantos outros problemas.
No documentário, citam existência de três mundos: o mundo que nos fazem ver, o mundo como ele realmente é e o mundo como ele pode ser. O mundo que nos fazem ver é utópico, o mundo como ele realmente é, nem todos conhecem, mas o mundo como ele pode ser nós podemos desejar e mudar através da educação.