Os texto desta primeira semana apresenta os aspectos gerais da reforma educacional de 1990 através de uma contextualização histórica e citando as mudanças na legislação educacional. Nesta época o cenário da educação no Brasil era preocupante e justificava uma reforma. A reforma atendia interesses internacionais e capitalistas que não respondiam aos problemas brasileiros como a tardia universalização do Ensino Fundamental, os altos índices de repetência e defasagem idade-série, a falta de professores, seus baixos salários e formação inicial inadequada.
Essa priorização de interesses de grupos econômicos internacionais é bem representado na música da Tribo de Jah, "Globalização, o delírio do dragão!". A música faz uma critica a globalização reforçando suas implicações negativas para países subdesenvolvidos como o Brasil, entre elas o aumento das desigualdades sociais.
Essa crítica é bem desenvolvida também no documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006)". Nele é explorada a perspectiva de Milton Santos sobre a globalização na qual ele considera que nos países subdesenvolvidas as pessoas são afetadas negativamente pelo processo. Ele discute como as políticas econômicas globais, a tecnologia e o fluxo de capital podem exacerbar as desigualdades, concentrando o poder nas mãos de poucos e prejudicando os interesses das nações menos desenvolvidas.