A música “Globalização, o delírio do dragão! – Tribo de Jah” e o documentário “Encontro com Milton Santos”, traçam algumas críticas ao modelo capitalista e a globalização, na letra da música é possível perceber o desenho de uma visão do mundo capitalista a partir da visão da periferia das grandes cidade que convivem diariamente com a realidade do desemprego, violência e falta da saneamento básico refletido na estrofe “crescendo ao lado de esgotos; banidos a contra gosto”. Ao mesmo tempo a música traz uma critica ao consumismo e alta exploração dos recursos naturais.
A partir do pensamento critico construído com a musica “Globalização, o delírio do dragão” é possível traçar um paralelo com o documentário “Encontro com Milton Santos”, o quando o autor da musica fala “Não veem seres humanos e os seus valores; Só milhões e milhões de consumidores”, O documentário traça a mesma ideia ao criticar o avanço da globalização, que dizimou grande parte dos povos originário do território brasileiro, que se contrasta hoje como um sistema que oprime grande parte da sociedade. No documentário é possível perceber o lado cruel do capitalismo, a partir da tentativa de privatização de recurso naturais parte do capital estrangeiro em países da américa do sul como, Equador, Argentina e Brasil.
Esses acontecimentos no cenário mundial acabaram por contribuir para algumas mudanças ocorridas no setor educacional, como por exemplo, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, que em seu cerne era apenas uma estratégia para as grandes empresas e países desenvolvidos terem mão de obra barata e qualificada, além de consumidores com maior poder de compra.