No conteúdo desta semana, pude acompanhar trajetória das políticas educacionais no Brasil. No início da disciplina, há um documentário que, basicamente, conta a história dessa área no país. Logo, percebemos que somos frutos de uma educação que foi moldada para atender diversos interesses, exceto, uma educação libertador. Após muitas revoluções, nacionais e internacionais, começamos a utilizar a educação como uma ferramenta transformadora.
A música “Globalização, o delírio do dragão”, ilustra bem como a influência internacional observa os países, mais especificamente os latinos, como uma extensão de seu poder, utilizados para a exploração e pouco preocupados com as necessidades de cada nação.
O documentário “Encontro com Milton Santos”, inicialmente apresenta as dificuldades enfrentadas pela irresponsabilidade de governos que visam acatar demandas internacionais, trazendo sofrimento ao povo e privilegiando pequenos grupos.
No meio disso tudo, a educação. Como pensar em educar crianças, jovens e adultos numa sociedade que sequer consegue manter uma economia equilibrada? A fome, o desemprego são mais urgentes do que um título acadêmico? Será que a educação é a culpada pela falta de desenvolvimento do país?
Percebo que somos frutos desse contexto, e cabe à nós a busca pela educação ideal para democratização do ensino e possibilidade de melhorias na área educacional e, consequentemente, social.