Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Atividade 1.1

Atividade 1.1

por Laís Rocha Vale - Número de respostas: 2

O artigo da semana da Yanaguita (2011), o documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá e a música da banda Tribo de Jah! convergem na ideia de que a abertura dos mercados para os grandes investidores do mundo faz com que os países menos desenvolvidos sejam um território de exploração, tirando a chance de um desenvolvimento do mercado local e ampliando os lucros das grandes empresas internacionais. 

No artigo da Yanaguita (2011), esse tema é apresentado sob a ótica da educação, onde organizamos internacionais influenciaram a definição das diretrizes nacionais de gestão da educação, diminuindo o papel do Estado e abrindo espaço para a iniciativa privada, o que aumentou a desigualdade de acesso às instituições de ensino. Já no documentário e na música, vemos a globalização como tema central, e que parte do mesmo movimento de abertura de mercado para grandes oligopólios, aumentando a desigualdade nas sociedades menos desenvolvidas. 




Esse fenômeno é conhecido como globalização,

Em resposta à Laís Rocha Vale

Re: Atividade 1.1

por Maria Dasdores dos Santos -
O que notei foi que ambos falam do poder e do quanto muita coisa foi modificando ao longo da histórias , mais que mesmo a assim foi muito lento e que a educação privatizada, entre tantas outras acontecimento o que ainda percebo a desigualdade entre a nação inteira e que ainda na constituição não se brega o que se tem nas suas leis e diretrizes.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.1

por Jeciara Rodrigues Barbosa -
Concordo com minhas colegas, com a historia percebemos que ainda hoje querem ter a educação nas mãos daqueles que possuem os meios (dinheiro) querem manter a diferença entre o público e o privado, sucateando a educação publica é que o processo é lento, temos leis lindas mas na maioria das vezes para inglês ver porque na realidade ainda temos um longo caminho a percorrer com tamanha desigualdade e lentidão daqueles que detém o poder para melhorar.