Nos anos 90, o Brasil passa por um processo de mudança no setor socioeconômico etc. que modifica a vida das pessoas. Nesse processo, houve uma reorganização do Estado brasileiro. Nesse cenário, a educação passou a ser assegurada pelo artigo 205 da constituição de 1988, mas durante esse período, a educação passa por mudanças, principalmente pós-ditadura militar. Nesse período de mudança, a Educação brasileira precisava de uma reforma urgente, principalmente devido o cenário de repetência dos alunos, poucos professores, defasagem dos alunos.
Na música da banda Tribo de Jah, mostra o cenário caótico mundial, onde fazem uma crítica ao capitalismo, onde os mais afortunados têm o poder de compra, que os problemas sociais, são os mesmos em todo o planeta. Na música tem um trecho que ele fala que a Globalização seria uma ilusão, pois apenas beneficia a classe rica, que continua rica, e a pobre que tende a continuar pobre, sem muitos benefícios e regalias que a sociedade burguesa e dona dos meios de produção tem; a política de querer aumentar o seu capital a custo de explorar o trabalhador, e a constante degradação dos bens naturais, pode tornar a situação do planeta para se viver, cada vez mais difícil.
No documentário, com o geógrafo Milton Santos, aborda a Globalização, na qual ele chamava de “Globalitarismo”, ele discute a globalização a partir de uma visão da terceira classe, aquela que é marginalizada, a menos favorecida e que sofre com a imposição de uma sociedade que dita as regras. A globalização é discutida a partir de diversas mudanças e transformações, uma delas seria os recursos tecnológicos, que oferece melhores serviços de comunicação, internet etc. seria a grande revolução do século, porém a gente acaba esquecendo de populações que não são assistidas pelo poder público, sofrerem a consequência de um capitalismo desenfreado que cresce a cada dia, e menospreza a classe que mais faz pelo país, dedicando seu tempo e trabalho, e não recebem o preço e o valor por suas contribuições, de forma justa e igualitária.
A relação do texto, da música e do documentário, é que o processo de globalização, não deveria favorecer apenas os mais afortunados, os burgueses, o grande empresariado ou políticos, a globalização deveria ser um processo de transformação, mudança e resolução dos problemas da sociedade, principalmente das pessoas que não tem tanto poder econômico, que representam a classe baixa.
Por fim, a Educação e o processo de escolarização, seria uma forma de iniciar esse processo de transformação, na busca pelos direitos, melhores condições de vida, moradia, segurança, saneamento, distribuição de renda e oportunidades de emprego. O processo para estabelecer essa mudança, necessitará de implementação de políticas públicas e o cumprimento da lei, para que a sociedade possa ter esperança e tornar a vida melhor.