Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Atividade 1.1 - Globalização e Sociedade

Atividade 1.1 - Globalização e Sociedade

por Aline da Gama Melila Licurgo - Número de respostas: 0

Tanto a música "Globalização - O Delírio do Dragão" quanto o documentário "Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá"  trazem à tona reflexões a respeito dos efeitos causados pela globalização: por um lado, a importância do homem e da sua mão de obra para a intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias e informações; por outro lado, o mesmo homem não se beneficiando da mesma forma de tudo o que a globalização oferta aos mais afortunados. 

Não se pode negar que a chegada da tecnologia e a melhoria dos meios de comunicação trazem a possibilidade de transmissão (e troca) de informações entre o mundo inteiro e entre os mais diversos tipos de povos, o que acaba por contribuir de forma positiva para a integração de diferentes culturas, conforme mostrado no documentário o Líder indígena Krenak levando ao seu povo um notebook com acesso a internet, possibilitando a comunicação entre uma população distante "da cidade" com o resto do mundo. Este fato, porém, não invalida e nem diminui outros efeitos causados pela globalização como, por exemplo, o aumento discrepante da desigualdade social, que aumenta as barreiras entre as diferentes classes sociais.    

A música da banda Tribo de Jah descreve essa desigualdade nos seus mais diversos trechos, como: "Os dirigentes do sistema impõem seu lema / Livre mercado, mundo educado para consumir e existir sem questionar", evidenciando a sociedade do consumo e tratando as pessoas como mero consumidores não questionadores. Assim como visto na apostila desta semana, o financiamento do Banco Mundial na reforma educacional tinha como objetivo aumentar a competitividade entre os trabalhadores, aumentando a quantidade destes com qualificação e, consequentemente, transformando-os em consumidores com maior poder de compra. Traçando um paralelo ainda com o documentário, é possível ver Milton Santos afirmando que há quantidade suficiente de alimentos para toda a nossa população, o que ocorre, obviamente (e infelizmente) é a má distribuição de renda que faz com que estes não fiquem acessíveis a toda a população. Enquanto uma pequena parte da população tem grande poder de compra ("Querem abocanhar o globo, dividindo em poucos o bolo"), a grande maioria tem que se empenhar para conseguir itens básicos para a sobrevivência ("Deixando migalhas pro resto da gentalha, em seus muitos planos).