Na primeira semana, a disciplina buscou contextualizar o Brasil e a sociedade brasileira na década de 1990 no que diz respeito às reformas educacionais. De maneira sequencial e lógica, na segunda semana, a disciplina abordou as legislações que regulamentam a educação brasileira, tanto em esferas gerais, como, principalmente, na educação básica, mais especificamente no ensino médio e na educação profissional. O artigo “Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017” está intimamente ligado ao conteúdo da segunda semana, justamente por problematizar as políticas educacionais, refletindo sobre os rumos da educação nacional.
De maneira geral, a apostila da disciplina aborda toda a temática de forma dissertativa-expositiva, pontuando poucas e sutis opiniões. Em contrapartida, o artigo, de maneira dissertativa-argumentativa, manifesta a sua opinião, compreendendo a lei nº 13.415/2017 como um retrocesso às políticas da educação profissional. O artigo pontua três aspectos gerais: i) a falácia da possibilidade de escolha de um itinerário formativo, uma vez que não foi conferido investimentos necessários para a oferta de cinco itinerários; ii) a sedução da lei pelo título, quando, na verdade, contata-se uma desvalorização dos profissionais docentes por meio da indução do notório saber; iii) a normatização do reconhecimento do notório saber, enfraquecendo a formação docente, uma vez que não fomenta o preparo de um profissional capaz de interagir entre os contextos sociais e da educação/trabalho.
Pessoalmente, de certa forma, minha opinião vai ao encontro da opinião do artigo. Na minha visão, historicamente, as políticas para a educação em geral, influenciadas pelas demandas do mercado de trabalho, vêm deteriorando essa formação, curvando-se aos modos de produção do sistema capitalista. Ou seja, objetiva apenas a criação de uma massa de trabalhadores competentes, mas de pouca criticidade social.
Por fim, bem como a disciplina esclarece, entende-se que as leis são “organismos vivos”, influenciadas e regulamentadas pela dinâmica social, pelo sistema preponderante e por conquistas e retrocessos contínuos.