O texto realiza a dicussao da lei nº 13.415/2017 no contexto da educação profissional, argumentando que a lei representa um retrocesso nas políticas dessa área. A análise desta semana e documental revela que historicamente as políticas para educação profissional têm sido influenciadas por um mercado de trabalho e por um sistema capitalista. A lei atual não valoriza o ensino técnico e nem promove a formação adequada de professores. E alem disso, enfatiza a contratação de profissionais especializados, em detrimento de professores, para uma educação profissional técnica de nível médio. Além do que o texto ressalta que no ponto de escolher itinerários formativos pelos jovens é uma falácia e que escolas públicas não receberam investimento adequado para oferecer isto, que a reforma curricúlar esconde jogos de poder, onde o curriculo e interesses de grupos dominantes se prevalecem e estam interligados. Que a lei se intitula como regulamentação do fundo de manutenção da educação básica e valorização dos profissionais da educação, mas desvaloriza professores ao favorecer o saber. E a lei normaliza o reconhecimento notório do saber, mas retrocede no fortalecimento da formação docente para educação profissional, resultando em profissional do mercado de trabalho como instrutores. Ou seja o que prejudica politicas de educacao profissional tecnica, relevante ao notorio saber, a nao promover formação de profissionais capazes de compreender critica os contextos sociais, historicos, culturais, economicos relacionado a educação e ao trabalho.
Em resposta à Iracema Silva Meireles Suzano
Re: Retrocesso e a lei n 13415/2017
por Cláudio Ribeiro de Sousa -Prezada, de fato a formação docente é um gargalo em nosso país e deve ser melhor trabalhada visando melhorias no ensino no âmbito da educação profissional.