Os textos da semana servem como um bom embasamento para distinguirmos as DCNs e a BNCC. Também podemos compreender as mudanças sofridas com o Novo Ensino Médio (NEM), o qual está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005/2014. A apostila do curso traz de maneira bem didática os conceitos fundamentais das DCNs e suas atribuições, assim como, a BNCC. Em relação ao NEM, são muitas as questões a serem discutidas, houveram as mudanças do currículo, aumento da carga horária, a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A reforma do ensino médio almejava atrair os estudantes para essa etapa escolar, de forma que o currículo pudesse dialogar com a realidades dos jovens e o mercado de trabalho. Muito claramente isso não ocorreu. Percebemos nos itinerários formativos propostos e implantados, falta de opções e sem fundamento. Além da ausência de recursos financeiros que seriam necessários para que essas propostas fossem executadas. Não obstante, essa mudança gerou um aumento na desigualdade educacional entre estudantes de escolas públicas e privadas. Como professora, posso assegurar que o Novo Ensino Médio foi um fracasso.