No texto da Semana 2, um parágrafo me chamou bastante atenção: "Diante das transformações no mundo do trabalho, a escola precisa se reinventar para fazer face à formação integrada politécnica , conectando os educandos com as demandas da sociedade, rompendo a dualidade curricular que distingue a formação intelectual/básica (ensino propedêutico) da formação manual/profissional (ensino técnico). Tal perspectiva continua sendo o grande desafio da legislação e da implementação das políticas educacionais do Brasil" <<>> O artigo de Maria Adélia CostaI e Eduardo Henrique Lacerda Coutinho mostra que a escola nem sempre acompanha estas transformações....Apenas a proposição de leis - que mascaram outros interesses - é insuficiente para transforma e fazer evoluir a educação. Os autores fazem no artigo reflexões importantes que permitem entender a reforma do ensino médio e para quem - ou para quem - ela realmente serviria. Para que vivencia o processo complexo de educação, acredito que é fácil ter a sensação de que as leis são criadas ´por aqueles que não vivenciam o cotidiano das escolas brasileiras, principalmente as públicas. A educação deve ser melhorada e facilitada com leis e regramentos que possam sem discutidos, aplicados e melhorados....Sem esta ampla discussão, a lei é apenas isso: uma lei....E precisamos de muito mais do que Leis para fazer a educação melhorar.