Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

Número de respostas: 39
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Davi Santos Moura -
Agradeço aos colegas pelos depoimentos aqui postados, pois é uma oportunidade para conhecer diversas realidades no que tange o ensino profissional, especialmente a rede de Institutos Federais. É interessante perceber as peculiaridades regionais e como podemos aprender com cada experiência aqui trazida. Sigamos firmes no exercício dessa disciplina para que nossa formação seja plena e o aprendizado aplicável em nossas realidades acadêmicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Eduardo Maia Diniz -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico essencial para instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele delineia metas, objetivos e estratégias a serem seguidos ao longo de um período determinado, refletindo a missão, visão e valores da instituição. Os processos decisórios desempenham um papel crucial na implementação do PDI, envolvendo a participação ativa de todos os segmentos da comunidade educacional. Essa colaboração promove a criação de consensos e garante que as decisões estejam alinhadas com os objetivos estabelecidos, possibilitando assim o crescimento e aprimoramento das atividades educacionais.

Para assegurar a realização eficaz do PDI e cumprir sua missão e visão institucionais, é essencial promover uma cultura de diálogo, transparência e avaliação constante. A comunicação efetiva e a prestação de contas são fundamentais, permitindo a adaptação às necessidades em constante evolução da sociedade e do mercado de trabalho. Dessa forma, a instituição de EPT estará não apenas alinhada com as demandas da sociedade, mas também contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável e qualificado da educação profissional e tecnológica.
Em resposta à Eduardo Maia Diniz

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Adriana Lopes Moreira de Sousa -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico essencial para instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele funciona como um roteiro que estabelece metas, objetivos e estratégias a serem seguidas durante um período específico, refletindo a identidade da instituição através de sua missão, visão e valores. A sua importância pode ser resumida em:

Direcionamento Estratégico: O PDI fornece uma base sólida para a instituição, permitindo que todos na comunidade acadêmica tenham uma visão clara dos caminhos a serem seguidos. Isso é fundamental para definir prioridades e alocar recursos de maneira eficaz.

Participação Abrangente: A inclusão de todos os grupos da comunidade educacional nas decisões relacionadas ao PDI é essencial. A colaboração promove uma variedade de perspectivas, cria consenso e garante que as decisões estejam em sintonia com os objetivos da instituição.

Cultura de Comunicação e Transparência: Para implementar com sucesso o PDI, é crucial promover uma cultura de diálogo aberto e transparência. Isso envolve comunicação e responsabilidade eficazes, que são fundamentais para adaptar estratégias às mudanças constantes na sociedade e no mercado de trabalho.

Resposta às Demandas da Sociedade: O PDI também desempenha um papel vital para garantir que uma instituição de EPT esteja em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. À medida que essas demandas evoluem, o PDI permite que a instituição ajuste metas e estratégias, garantindo sua relevância contínua.

Desenvolvimento Sustentável: Seguir um PDI bem elaborado e adaptável não apenas mantém a instituição relevante, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e avançado da educação profissional e tecnológica. Isso beneficia não só os estudantes, mas toda a comunidade.

Em resumo, o PDI é uma ferramenta crucial para guiar o crescimento e aprimoramento das instituições de EPT. Quando desenvolvido e implementado de forma colaborativa, transparente e adaptável, torna-se um poderoso instrumento para promover a excelência educacional e atender às necessidades em constante mudança da sociedade e do mercado de trabalho.
Em resposta à Eduardo Maia Diniz

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Igor Cristian Souza da Silva -
Concordo plenamente. E, acrescento que todo esse processo precisa ser uma construção constante, onde todo dia é uma nova oportunidade de aprimorar aquilo que vem sendo feito e fazer aquilo que ainda não se conseguiu, pois, de nada adianta atingir um objetivo por um período e depois diminui a constante que alimenta o plano de desenvolvimento institucional, enquanto missão de todos que fazem parte da instituição.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Eliedson Martins da Silva -
O PDI trata-se de uma ferramenta de planejamento e gestão utilizados pelos Institutos Federais, afim de orientar o trabalho dos IFs quanto a sua missão institucional, focando nos valores e visão destes para o futuro da instituição e dos seus discentes.
É importante ressaltar que no documento de PDI traça-se quais os caminhos a seguir para se atingir um objetivo e quais as ações pretende-se alcançar para consolidação das metas e projetos.

O IFMG em seu Projeto de Desenvolvimento Institucional elenca objetivos a serem alcançados no período de 2019 a 2023, cada objetivo traz ações a serem realizadas para se chegar ao sucesso do meta desejada. De forma geral, em uma breve analise das ações a serem adotadas para atigirem os objetivos propostos no PDI, pode-se dizer que são ações que exigem uma interação e participação dos atores responsáveis direta e indiretamente para a conclusão da meta. Com isto, afirma-se ainda que o acompanhamento destas ações determina o sucesso da implementação, fazendo com que a instituição cumpra o que foi estabelecido em seu PDI, votado e aprovado pelo Conselho Superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Iracema Silva Meireles Suzano -
Para atingir esses objetivos de missao, visao e valores é necessário análise do PDI de todos elementos da instituição. É importante o envolvimento da comunidade, da instituição, incluindo funcionarios, alunos, pais e partes interessadas, na definição e realizações das ações. Realizar pesquisas, reuniões, fóruns para coletar feedback; transformar em metas específicas, que sejam mensuráveis, e alcancaveis, com prazo definidos, desenvolvendo planos estratégicos, colocando recursos adequados e em tempo; estabelecendo sistema de acompanhamento para medir o progresso e realizar avaliações regulares e ajustes das acoes; realizar comunicação efetiva e progresso para a transparência e envolvimento da comunidade são importantes; garantir que a equipe se habilite e tenha recursos para realizar ações necessárias e planejadas, incluindo treinamento e desenvolvimento profissional; e esteja preparado para os ajustes das medidas e acoes conforme se tenha mudanças, com flexibilidade e adaptação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Fernanda Rita Luppi Cerezer -
PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional- constitui no planejamento, em ação e diálogo com a sociedade com o intuito de atender às demandas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão nas regiões em que a instituição atua. O PDI é de implementação obrigatória e constitui um requisito básico no processo de credenciamento ou recredenciamento das instituições de ensino junto ao Ministério da Educação. O PDI tem a vigência de cinco anos.
De acordo com o PDI da UFMG, a missão está definida por “ofertar ensino, pesquisa, extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.” A promoção da educação deve privilegiar a comunidade local buscando que a formação acadêmica associe aos conhecimentos históricos, ambientais, econômicos, culturais e políticos da área que integra, desta forma, o discente que é o principal agente deste processo e precisa ressignificar os seus saberes ambientais na perspectiva de resolução de problemas sociais. Já a visão da IFMG é “ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas sociais.” A projeção sustentável e inclusiva de uma instituição deve promover práticas, ações, atitudes que condizem com estes preceitos através do exemplos e mudanças que permitam a sustentabilidade e a inclusão na realidade e conscientizando a comunidade educacional, pois ao contrário se torna uma falácia, por exemplo, a instituição inclusiva precisa dar todos os suportes necessário ao indivíduo de inclusão para que possa desenvolver as suas habilidades, isso converge para o rompimento de paradigmas instaurando as instituições brasileiras que na teoria é inclusiva, mas na prática é excluidor, o mesmo podemos dizer sobre a sustentabilidade, medidas e ações devem ser tomadas para que seja exemplo para os educandos, como arborização, uso de vegetação para amenizar o calor ao invés de ar-condicionado e dentre tantas possibilidades que poderíamos executar. Mais do que palavras, precisamos de atitudes principalmente no ensino superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Antenor Alves Cabral Filho -
Boa tarde nobres colegas;

Procurei analisar o PDI do IFMG Campus Arcos, pois estou fazendo a pós pela 2ª vez em outra vertente. O referido campus tem um PDI ambicioso, que visa transformar a instituição em um centro de excelência em educação, pesquisa e extensão. Para atingir esse objetivo, é necessário que a instituição implemente ações que sejam coerentes com os objetivos do PDI.
Algumas possíveis ações que podem ser desenvolvidas são:
Ampliar a oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, de forma a atender às demandas da região.
Investir na qualidade do ensino, por meio de programas de formação continuada para docentes e de melhoria dos laboratórios e equipamentos.
Promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a formar profissionais com competências para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da região.
Incentivar a inovação e o empreendedorismo, por meio de programas de apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Promover a diversidade e a inclusão, por meio de ações que garantam o acesso e a permanência de estudantes de todas as classes sociais e etnias.
A implementação dessas ações deve ser acompanhada de um processo de avaliação, para garantir que os objetivos sejam alcançados.
O IFMG Campus Arcos, sob minha ótica tem todas as ferramentas para atingir os objetivos do PDI. A implementação das ações propostas seriam de grande ajuda para a transformação da instituição em um centro de excelência em educação, pesquisa e extensão.
Em resposta à Antenor Alves Cabral Filho

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Heitor Filipe de Medeiros Santos -
Com base na analise do PDI, eu acredito firmemente que a educação que o Campus Arcos vem adotando é um dos pilares mais importantes para o crescimento de uma sociedade. Ela tem o poder de moldar nossas mentes, expandir nossos horizontes e nos preparar para enfrentar os desafios do mundo atual. No entanto, à medida que navegamos pelo século XXI, fica claro para mim que a educação está enfrentando desafios significativos. Em primeiro lugar, vejo que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais central na vida das pessoas, especialmente dos jovens. Embora isso traga inúmeras oportunidades para aprender, também vejo as armadilhas, como o vício em dispositivos eletrônicos e o acesso a informações não confiáveis. Para mim, é crucial que a educação se adapte a essa realidade, usando a tecnologia de maneira inteligente e ensinando habilidades críticas, como a alfabetização digital e a capacidade de discernir informações confiáveis das falsas.
Outro ponto que me preocupa é a crescente desigualdade no acesso à educação. Enquanto algumas comunidades têm escolas bem financiadas e recursos educacionais de alta qualidade, outras lutam com infraestrutura inadequada e professores mal remunerados. Para mim, é fundamental garantir igualdade de oportunidades educacionais para todas as crianças, não importa onde vivam.
Além disso, vejo que a educação não deve se limitar apenas ao conhecimento acadêmico. As habilidades socioemocionais, como empatia, resolução de conflitos e criatividade, são igualmente importantes. Afinal, acredito que a educação não é apenas sobre preparar para carreiras, mas também sobre formar cidadãos responsáveis e compassivos.
Por último, mas não menos importante, eu valorizo muito a ideia de que a educação deve cultivar a curiosidade e o amor pelo aprendizado ao longo da vida. O mundo está em constante mudança, e a habilidade de se adaptar e aprender novas habilidades é essencial. Eu acredito que os currículos devem ser flexíveis e encorajar a exploração, permitindo que os estudantes sigam suas paixões e interesses individuais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Ellen Aparecida Fonseca -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ele é instrumento de construção de identidade de uma instituição. Através dele que vão orientar a formulação de estratégias de planejamento para as instituições.
Sem ele as instituições não podem ofertar curso de graduação e pós graduação, ele é um importante instrumento de gestão. Tem que ser constituído com base as discurssões de caráter amplo realizadas no sistema acadêmico de forma que fortaleça o perfil da instituição.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Daiane Ferreira Arantes Beraldo -
Após analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023, percebi que a missão, a visão e/ou os valores institucionais passaram por uma reformulação bem abrangente em comparativo com o PDI 2014/2018. No que diz respeito a missão, achei interessante a menção ao desenvolvimento regional, tendo em vista que os cursos possibilitam que os discentes possam contribuir e obter oportunidades em suas regiões. No que tange a “visão” destaca-se o reconhecimento como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade. Uma visão que atende vários eixos. E por fim, os valores tiveram algumas alterações que incluem diversas áreas. Assim sendo, creio que para atingir a missão, visão e valores é preciso ações conjuntas da sociedade, governo, discentes, docentes e servidores em geral.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Isis Vanessa Halim de Lima -
Em observação ao PDI 2019/2023 acredito que torná-lo inclusivo, voltado para a formação humanitária e articulado com a sociedade é uma tarefa fundamental para promover a educação de qualidade e o desenvolvimento social. Nesse sentido, penso que a ampliação da diversidade criando políticas de recrutamento e retenção que incentivem a presença de estudantes, professores e funcionários de diferentes origens étnicas, culturais, sociais e econômicas pode enriquecer o ambiente educacional e preparar as/os alunas(os) para a convivência em uma sociedade plural. Penso ainda que associado a um currículo que inclua temas relacionados à diversidade, igualdade de gênero, direitos humanos e responsabilidade social pode ser essencial para a formação (mais) humanitária.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Diego Venâncio -
O PDI é uma ferramenta de planejamento e gestão utilizada pelo Federation College para orientar o trabalho das federações internacionais quanto à sua missão institucional, focando em seus valores e visão para o futuro da instituição e de seus alunos. É importante ressaltar que o documento do PDI traça o caminho para o alcance das metas e as ações que visam a consolidação das metas e projetos.
O IFMG estabeleceu metas a serem alcançadas entre 2019 e 2023 em seu Programa de Desenvolvimento Institucional, sendo que cada meta traz consigo as ações necessárias para alcançar o resultado desejado. De modo geral, analisando brevemente as ações realizadas para atingir as metas propostas no PDI, pode-se dizer que estas ações necessitam da interação e participação dos atores responsáveis direta e indiretamente pelo alcance das metas. Observou-se também que a fiscalização dessas ações determina o sucesso da implementação, garantindo que a agência cumpra as normas estabelecidas em seu PDI, votadas e aprovadas pelo Conselho Superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Elivanio Carneiro -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um requisito legal estabelecido pela Lei N° 10.861/2004 [26] e também pelo Decreto N° 5.773/2006 [27]. É importante destacar que o Decreto N° 5.773/2006 foi posteriormente revogado pelo Decreto N° 9.235/2017 [28]. A Lei N° 10.861/2004, responsável por instituir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e suas implicações serão exploradas em detalhes na próxima semana, quando abordaremos a avaliação institucional. O PDI é de caráter obrigatório e representa um elemento fundamental no processo de credenciamento ou recredenciamento das instituições de ensino perante o Ministério da Educação. Sem a elaboração do PDI, a instituição não está em conformidade com os requisitos essenciais para obter autorização para oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Portanto, o Plano de Desenvolvimento Institucional desempenha um papel crucial como ferramenta de planejamento e gestão, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Dentro do PDI, são apresentados os objetivos estratégicos da instituição, juntamente com as metas e ações propostas para um período de cinco anos. Este documento orienta o planejamento, a implementação de ações e o diálogo com a sociedade, sempre com o objetivo de atender às necessidades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atuação da instituição. Para que o PDI seja verdadeiramente representativo, é fundamental que sua elaboração seja resultado de discussões abrangentes envolvendo todos os segmentos acadêmicos, contribuindo para definir e fortalecer a identidade e missão da instituição. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desempenha um papel significativo tanto no âmbito acadêmico, no que se refere às políticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, quanto na esfera prática, abordando as questões estruturais e financeiras da instituição. Este documento fornece uma análise minuciosa da situação atual, além de estabelecer os passos necessários para alcançar com êxito sua missão, objetivos e metas. A missão delineada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2023 visa proporcionar educação, pesquisa e extensão de alta qualidade em diversas esferas e modalidades, com um enfoque na formação de cidadãos e no fomento do progresso regional. Quanto à visão, busca-se o reconhecimento como uma instituição educacional inovadora e sustentável, caracterizada pela inclusão social e pelo alinhamento com as necessidades da sociedade. Por último, os valores fundamentais que norteiam essa instituição compreendem ética, transparência, inovação, empreendedorismo, diversidade, inclusão, excelência no ensino, respeito, sustentabilidade, formação profissional e humanitária, bem como o apreço pelas pessoas.Para cumprir integralmente os objetivos estabelecidos em sua missão, visão e valores institucionais, a instituição deve adotar uma série de medidas estratégicas. Isso engloba investir na formação do corpo docente para garantir a qualidade do ensino, estabelecer parcerias com a comunidade local para fortalecer o desenvolvimento regional, criar programas de pesquisa inovadores que abordem as demandas da sociedade e dar prioridade à inclusão de grupos diversos em todas as atividades acadêmicas. Além disso, é fundamental promover uma cultura baseada em ética, transparência e respeito em todas as áreas, ao mesmo tempo em que se podem encorajar iniciativas relacionadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo para enfrentar desafios contemporâneos. Portanto, ao alinhar suas ações com esses princípios, a instituição estará bem preparada para atingir seus objetivos e cumprir sua missão e visão de maneira satisfatória.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Gabriela de Oliveira -
Ao observar o PDI 2019/2023 enfatizando a missão, visão e valores, pode-se pensar em ações que devem ser tomadas para que esses elementos sejam concretizados.
Para que a missão seja satisfatoriamente realizada, sugere-se a ampliação dos cursos ofertados pelo IFMG, tanto de ensino médio, quanto graduação e pós, dando ênfase para cursos que vão desenvolver a economia da cidade e região, como por exemplos cursos voltados para a mineração, visto que esse é um setor abrangente na região.
Ações que podem desenvolver a visão abordada no PDI, pode ser fortalecimento do marketing do IF, principalmente quanto a publicação de projetos voltados à sustentabilidade e inclusão, ou seja, a publicação em redes sociais de projetos extensionistas que promovem a participação da comunidade acadêmica com a sociedade.
E por fim devem-se realizar ações que incentivam a aplicação de todos os valores dispostos no PDI. Realizar atividades inclusivas, publicar dados transparentes, etc.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Danilo Couto Silva -
PDI é a sigla para "Plano de Desenvolvimento Institucional". Trata-se de um documento estratégico elaborado por instituições de ensino, principalmente no contexto das instituições de ensino superior, como universidades e institutos federais, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos que orientarão o desenvolvimento da instituição em um período determinado, geralmente de médio prazo, que pode abranger de 4 a 10 anos ou mais.
Ao analisar o pdi 19/23, a oferta de ensino para os diferentes níveis de ensino, focando na formação do cidadão de acordo com a regionalização e desenvolvimento.
Trazer assuntos do momento, como empreendedorismo, diversidade, inclusão, qualidade de ensino, entre outros tópicos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Cláudio Ribeiro de Sousa -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico essencial para instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele funciona como um roteiro que estabelece metas, objetivos e estratégias a serem seguidas durante um período específico, refletindo a identidade da instituição através de sua missão, visão e valores.

A importância do PDI pode ser resumida em quatro pontos principais:

Direcionamento estratégico: O PDI fornece uma base sólida para a instituição, permitindo que todos na comunidade acadêmica tenham uma visão clara dos caminhos a serem seguidos. Isso é fundamental para definir prioridades e alocar recursos de maneira eficaz.
Participação abrangente: A inclusão de todos os grupos da comunidade educacional nas decisões relacionadas ao PDI é essencial. A colaboração promove uma variedade de perspectivas, cria consenso e garante que as decisões estejam em sintonia com os objetivos da instituição.
Cultura de comunicação e transparência: Para implementar com sucesso o PDI, é crucial promover uma cultura de diálogo aberto e transparência. Isso envolve comunicação e responsabilidade eficazes, que são fundamentais para adaptar estratégias às mudanças constantes na sociedade e no mercado de trabalho.
Resposta às demandas da sociedade: O PDI também desempenha um papel vital para garantir que uma instituição de EPT esteja em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. À medida que essas demandas evoluem, o PDI permite que a instituição ajuste metas e estratégias, garantindo sua relevância contínua.
Em resumo, o PDI é uma ferramenta crucial para guiar o crescimento e aprimoramento das instituições de EPT. Quando desenvolvido e implementado de forma colaborativa, transparente e adaptável, torna-se um poderoso instrumento para promover a excelência educacional e atender às necessidades em constante mudança da sociedade e do mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Gustavo Libério de Paulo -
MISSÃO: Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade (viabilizar o desenvolvimento e a adoção de metodologias inovadoras com foco no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem-avaliação, por meio do incentivo a projetos de ensino, pesquisa, extensão e capacitação docente.) em diferentes níveis e modalidades (favorecer a acessibilidade e o atendimento educacional especializado, conforme legislação e demandas específicas de alunos e servidores), focando na formação cidadã (zelar para que o trato das questões relacionadas à inclusão, aos direitos humanos, à diversidade e à cidadania permeie o currículo de forma transversal) e no desenvolvimento regional (fomentar novos negócios de base tecnológica capazes de contribuir para os sistemas produtivos locais).

VISÃO: Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável (zelar para que o trato das questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade permeie o currículo de forma transversal, por meio do desenvolvimento de projetos e iniciativas sustentáveis), socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade (mapear as demandas da sociedade e atuar no fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais).

VALORES: Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e
Humanitária, Valorização das Pessoas (focar no propósito organizacional e nos resultados para os cidadãos e a comunidade escolar; promover valores para toda a organização e demonstração da boa governança por meio do comportamento; tomar decisões transparentes e bem informadas e gerir os riscos; desenvolver capacidades e competências dos órgãos de governança em busca de maior efetividade; realizar funções e papéis claramente definidos de forma efetiva; envolver as partes interessadas e tornar a prestação de contas realidade).
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho -
o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) concluiu a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. O documento, aprovado pelo Conselho Superior no dia 23 de agosto, por meio da Resolução nº 26/2019, define os caminhos a serem percorridos pela Instituição nos próximos cinco anos, por meio de direcionamentos que envolvem todas as áreas e unidades administrativas.
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que integra o documento destaca-se pela a importância aos descrever princípios, as políticas e as diretrizes para os três pilares de atuação do IFMG: o ensino, a pesquisa e a extensão.
A missão, visão e valores do IFMG, juntamente com o PPI constituem a espinha dorsal do PDI e servem de referência para um conjunto de estratégias em diferentes áreas, como, por exemplo, o plano de oferta de cursos.
Mediante a um documento como o PDI, é extremamente importante realizar ações para assegurar a execução do documento como a missão, visão e valores propostos. A realização de assembleias com a presença da comunidade e corpo acadêmico, é uma ação que possibilita apresentar os resultados obtidos e alinhar medidas para alcançar resultados satisfatórios nas demais ações.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Hênon Sousa Cangussú -
Acredito que o essencial para cumprir com as demandas propostas a partir da Missão, Visão e Valores do IFMG presentes no PDI seja a boa comunicação e transparência com todos os segmentos da instituição, permitindo e incentivando a participação organizada de diversos setores nos processos de ação e decisão. Além disso, outros pontos fundamentais são: obtenção de recursos federais, com incentivos constantes de investimento; gestão aprimorada desses respectivos recursos; desburocratização de processos, com o uso de ferramentas e procedimentos mais acessíveis e eficazes.
Em resposta à Hênon Sousa Cangussú

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Edinea dos Santos Marçal -
Concordo plenamente, em todos os seguimentos para se obter o sucesso e fundamental uma boa comunicação e a transparência nos atos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por CLEFEA PACHECO -
Evolução na Missão, no PDI mais recente (2019/2023), há um amadurecimento notável na abordagem da missão da instituição. O texto destaca uma transição de um foco exclusivo no ensino, conforme indicado no PDI anterior, para uma abordagem mais abrangente que incorpora também pesquisa e extensão.
Continuidade nos Valores, apesar das mudanças na missão e visão, os valores expressos nos dois documentos permanecem bastante semelhantes. Elementos comuns incluem princípios de gestão, sustentabilidade, ética, qualidade dos serviços e valorização pessoal de servidores e alunos. Isso sugere uma continuidade nos princípios fundamentais que a instituição valoriza.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Denise Rosa Rampazzo -
A instituições de ensino necessitam desenvolver um documento denominado estratégico, para permitir o seu funcionamento no país. Esse documento é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que, para as instituições de Educação Profissional e Tecnológica auxilia como um guia de funcionamento. Neste documento é possível vislumbrar as metas, os objetivos e as estratégias que toda a comunidade da instituição montou, de acordo com a sua realidade e as necessidades.
No PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional podemos notar como serão desenvolvidos os trabalhos, preferencialmente, o direcionamento das estratégias de ensino e outros necessários ao local. É nessa fase que possibilita que os membros da comunidade acadêmica verificam qual o sentido e o que deverão trabalhar para que consigam atingir os objetivos traços.
Ao desenvolver o PDI solicita-se que os grupos dessa comunidade educacional participem para as tomadas de decisões. Essas voltadas aos objetivos e metas traçados, para que consigam uma tomada de decisão voltada as prioridades da instituição.
Para que tenha sucesso na implantação do PDI, existe a necessidade de envolver a todos, para que compreendam as principais estratégicas selecionadas para serem implementadas nos próximos 5 anos, visando que todo o ensino esteja voltado para o desenvolvimento dos alunos e atendendo as necessidades do mercado. Claro que, nesse período, alguns ajustes podem ser executados, conforme os surgimentos de necessidades específicas, mas que tenham como diretrizes, as metas e objetivos estabelecidos inicialmente.
Portanto, entende-se que o PDI é uma ferramenta fundamental e imprescindível para as instituições em que se tenha uma compreensão do todo e que possam ser implementados de forma colaborativa, transparente, adaptável visando o sucesso dos ensinos, para o atendimento das necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Enaldo Lopes -
Ao ler o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Minas Gerais 2019 a 2023,
percebi que não tenho o conhecimento necessário para avaliá-lo de forma criteriosa.
O texto é extenso e com uma linguagem complexa, o que dificulta a compreensão dos objetivos e metas.
Acredito que, se o plano fosse mais didático e acessível ao público leigo, seria mais eficaz na comunicação de suas propostas.
O texto oficial é burocrático e redundante, utilizando normas técnicas e especificações que a maioria dos docentes, discentes e da sociedade em geral não compreende.
Em minha opinião, a objetividade deveria ser uma meta do plano, pois a linguagem acadêmica não é acessível a todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Cesar Augusto Gomes de Souza -
A missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é clara: ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, com um foco destacado na formação cidadã e no desenvolvimento regional. Isso implica um compromisso não apenas com a excelência acadêmica, mas também com a responsabilidade de contribuir para o progresso das comunidades onde a instituição atua.
A visão do IFMG é ambiciosa, mas igualmente importante. A instituição almeja ser reconhecida como uma instituição educacional inovadora e sustentável, que não apenas oferece educação de qualidade, mas também é socialmente inclusiva e altamente sintonizada com as necessidades da sociedade. Isso exige um compromisso contínuo com a melhoria e uma abordagem proativa para atender às demandas em constante evolução.
Os valores do IFMG fornecem um quadro ético e cultural para orientar suas ações. Estes incluem ética, transparência, inovação e empreendedorismo. Eles também destacam a importância da diversidade, inclusão, qualidade do ensino e respeito. Sustentabilidade é um princípio fundamental, refletindo o compromisso do IFMG em proteger o meio ambiente e o patrimônio cultural. Além disso, a instituição valoriza a formação profissional e humanitária e a valorização das pessoas, reconhecendo a importância de todos os membros da comunidade acadêmica.
Para alcançar essas metas ambiciosas, o IFMG deve adotar uma abordagem holística em sua tomada de decisões e operações diárias. Isso inclui a inovação contínua de currículos acadêmicos, o estabelecimento de parcerias estratégicas com a comunidade e o setor privado, e o compromisso com a sustentabilidade em todas as operações. Também envolve a promoção da inclusão e da diversidade, garantindo que a educação seja acessível a todos, independentemente de origem ou capacidade.
Além disso, o IFMG deve permanecer vigilante na aplicação desses valores em sua cultura institucional. Isso requer educação e treinamento contínuos para funcionários e alunos, bem como políticas de recrutamento e seleção que promovam a diversidade. A responsabilidade social também desempenha um papel crucial, à medida que a instituição busca impactar positivamente a sociedade por meio de ações humanitárias e programas de voluntariado.
Em resumo, o IFMG está comprometido em se tornar uma instituição de ensino exemplar que não apenas oferece educação de qualidade, mas também atua como um agente de mudança positiva em suas comunidades. Suas metas, missão, visão e valores fornecem um roteiro claro para orientar suas ações nos próximos anos, enquanto busca continuamente melhorar e se adaptar às necessidades em constante evolução da sociedade.
Em resposta à Cesar Augusto Gomes de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Enaldo Lopes -

Este texto me foi mais esclarecedor que o PDI. Gratidão 🙏

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Claudia Rakel Pena Pereira -
Acredito que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG vem avançando de acordo com a necessidade da sociedade, focando não somente no ensino de qualidade mas também na pesquisa e extensão. O PDI de 2019/2023 esta concentrado em aspectos humanos e de inclusão social a sustentabilidade e as demandas sociais. Acredito que conhecendo as necessidades de cada local, comunidade que a instituição esta inserida , será capaz de cumprir com a missão de oferecer ensino, pesquisa e extensão em diferentes níveis e modalidades , focando na formação cidadã; ser reconhecida como uma instituição sustentável que ouve sua comunidade; empregando sempre seus valores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Beatriz da Costa Fernandes -
Conforme leitura dessa semana, pode-se observar a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), prevista pela Lei N° 10.861/2004, para a condução da instituição. Tendo o papel de definir a missão e visão como instituição de ensino, bem como definir as estratégias de ação para atingi-las. Assim, sendo um instrumento que mostra o caminho para alcançar as metas definidas, durante o percurso desse caminho é imprescindível que haja transparência na gestão e participação democrática da comunidade acadêmica na tomada de decisões, de modo que a realidade de cada grupo (administração, alunos, professores, técnicos administrativos) seja levado em conta. A realização de reuniões periódicas com cada departamento da instituição é importante, uma vez que possibilita avaliar o desempenho de cada setor perante as metas estabelecidas, e propor formas e meios para combater problemas que possam comprometer o alcance de tais metas. O próprio modelo de gestão democrática adotado pelos Institutos Federais, de acordo com as suas características vistas na semana anterior a essa, é uma "ação" que contribuição significativamente para atingir o que se prever a missão, visão e valores institucionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Fernando Djalma Pinto -
Resumidamente o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento / ferramenta de gestão e planejamento que direciona e auxilia as instituições para atingir os objetivos traçados e na tomada de decisões em relação ao ensino, pesquisa e extensão em sua área de atuação. Além de ser de fundamental importância para as instituições, o PDI é de implementação obrigatória e requisito básico para o processo de credenciamento / recredenciamento das instituições de ensino junto ao MEC, ou seja, sem ele as instituições não conseguem a autorização para oferecerem cursos de graduação e pós-graduação junto ao Ministério da Educação e Cultura inviabilizando sua criação / funcionamento.
Acredito que se ater e cumprir as ações previstas no PDI dá ao IFMG a possibilidade de antever problemas, auxiliar nas avaliações do desempenho, efetuar correções se necessário para o atingimento das metas e, principalmente planejar o futuro da Instituição. Grande parte dessas ações promovem melhorias não só na qualidade do ensino, mas também em questões relevantes voltadas à sociedade, à comunidade local, promovendo acolhimento, inclusão e interatividade com a população.
No meu entender o IFMG cumpre as premissas básicas em todos os três quesitos: Missão, Visão e Valores Institucionais, na Missão quando oferece ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional. Na Visão quando é reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade e, nos Valores Institucionais quando pratica em suas unidades a Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Aluno: Fernando Djalma Pinto – Turma 7
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Fabrício Vieira Bonfim -
Quanto a ações a serem desenvolvidas para se atingir a missão, visão e valores do PDI 2019/2023, vejo o valor "valorização das pessoas" como uma necessidade. Infelizmente tenho ouvido muitas reclamações de profissionais do ensino que já passaram por situações de confronto de sua autoridade em sala de aula, por discordância de aluno quanto a proposta de atividade. O respeito ao professor precisa estar na pauta da instituição e a família não pode delegar à escola o papel não cumprido pelo(s) responsável(eis). Um possível caminho é a implementação de um contrato de acompanhamento em que a família também tenha cláusulas a seguir e, caso discorde, seja acompanhada pelo conselho tutelar ou outra instituição. Sei que o assunto é delicado, podendo inclusive gerar discussões ideológicas que desviam do real papel da família e instituição de ensino, mas a educação como dever da família precisa alcançar destaque a fim de maior engajamento na formação do estudante-cidadão. Temo que situações de desrespeito ao professor acabem gerando desmotivação para seguir o magistério.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
O PDI 2019/2023 do IFMG traz a seguinte Missão: "Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional". Todavia, observando-se o mapa com a distribuição regional dos campus, percebe-se que os mesmos se concentram na parte central e sul do Estado deixando a parte norte, nordeste, noroeste e oeste do Estado ausentes de polos de ensino. Levando-se em consideração a expansão territorial do Estado certamente que a ausência de polos em tais regiões dificulta o acesso dos estudantes, interferindo na missão de promover o desenvolvimento regional do Estado como um todo, além de restringir a oferta do ensino. Assim, a criação de polos nas regiões ainda não beneficiadas aperfeiçoará ainda mais a concretização da missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade, promovendo a formação cidadã e o desenvolvimento regional de todo o Estado.
Em resposta à Cícera Ericênia Alves Pereira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Glebson Moises Espíndola da Silva -
Boa tarde Cícera
Exatamente, percebe-se na estruturação do IFMG que seus campus distribuem-se próximo à reitoria, deixando algumas regiões sem cobertura. Esse fator de distribuição no processo na interiorização da instituição pode comprometer no cumprimentos das metas descritas em seu PDI
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Glebson Moises Espíndola da Silva -
O plano de Desenvolvimento Institucional-PDI é um documento básico para que as instituições de Ensino Superior possam se credenciar e recredenciar junto ao ministério da Educação-MEC, é um documento construído com base na gestão democrática com ampla participação de todos os setores da instituição. Nele estão contidas as ações e o dialogo com a sociedade que tem como objetivo atender as demandas relativas ao ensino pesquisa e extensão.
Embora as instituições de ensino superior sejam livres para criarem seus PDIs este documento precisa conter o mínimo de informações necessárias a sua aprovação, tais diretrizes para a construção do Plano Desenvolvimento institucional estão descritos no decreto 9.235/2017 no seu Art. 21 incisos I à XI.
Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG, este é construído de maneira análoga aos demais documentos das instituições de ensino superior, descrevendo em seus capítulos iniciais o perfil da instituição, áreas de interesse, assim como, a missão, visão e valores da instituição.
Como missão a instituição almeja:
Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.
Como Visão: Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade e;
Valores: Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Os demais capítulos preenchem os demais requisitos legais tais como, organização administrativa, como está constituído, projeto politico pedagógico e estaturas de seus principais campi. Assim, o PDI do IFMG cumpre com todos os requisitos necessárias para a compreensão de onde, quando e como pretende alcançar sues principais objetivos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Jakelyne Lima dos Reis -
Sabemos que o PDI é obrigatório e constitui um requisito básico no processo de credenciamento ou de recredenciamento das instituições de ensino junto ao Ministério da Educação. Sem ele a instituição não cumpre os requisitos essenciais para obtenção de autorização de oferta de cursos de graduação e de pós-graduação. As instituições de ensino sempre estão em busca de fortalecer a ofertar de ensino, pesquisa e extensão. Uma ação a ser feita como extensão, seria a oferta de cursinho preparatórios para Enem e vestibulares. Os professores seriam estudantes da graduação em cursos de licenciatura. O cursinho seria aberto a comunidade externa e o processo seletivo seria através da comprovação de baixa renda e demais requisitos que a instituição queira estabelecer. Os professores receberiam bolsas de extensão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Alice Kenia Vieira -
Para alcançar esses objetivos, o IFMG poderia considerar as seguintes ações:
Fortalecimento dos Programas Acadêmicos: Melhorar a qualidade da educação por meio da atualização contínua do currículo para atender aos padrões da indústria e às necessidades da sociedade. Isso inclui integrar experiências práticas com aprendizado teórico olhando para a necessidade das comunidades.
Promoção da Pesquisa e Inovação: Incentivar alunos e professores a se engajarem em atividades de pesquisa que abordem questões de desenvolvimento regional. Isso pode envolver a criação de hubs de inovação ou centros de pesquisa dentro das comunidades.
Fomento à Inclusão e à Diversidade: Implementar políticas e programas que promovam a inclusão social. Isso pode incluir bolsas de apoio para grupos sub-representados, promover a igualdade racial através da implementação da Lei 10.639/03 no currículo, criar um escritório multicultural para apoiar estudantes estrangeiros e que não têm condições de se manterem em uma escola.
Aumentar o Engajamento Comunitário: Fortalecer os laços com a comunidade local por meio de programas de extensão. Isso pode envolver os alunos aplicando suas habilidades para resolver problemas locais ou sediar eventos comunitários no campus.
Iniciativas de Sustentabilidade: Incorporar a sustentabilidade em todos os aspectos da instituição. Isso pode envolver a implementação de práticas verdes no campus ou a integração da sustentabilidade no currículo e mudando seus próprios hábitos.
Desenvolvimento Profissional: Proporcionar oportunidades para que os alunos adquiram habilidades profissionais ao lado de seus estudos acadêmicos. Isso pode incluir estágios, programas cooperativos ou serviços de aconselhamento de carreira. Os próprios alunos podem ajudar as comunidades em que não temos instalados IF’s dando aulas, aconselhamento, para que possam abrir suas mentes e verem as possbilidades de estudarem em um IF com educação de qualidade e gratuitamente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Aline da Gama Melila Licurgo -
Atividade 3.1 "(...) publique suas reflexões sobre possíveis ações a serem desenvolvidas de forma a se atingir satisfatoriamente o que preveem a missão, a visão e/ou os valores institucionais )(...)".

Acredito que uma das formas de se garantir que todos os objetivos estão sendo cumpridos é realização de pesquisas institucionais por setores a fim de se ter um "termômetro" sobre a percepção dos alunos, servidores e terceirizados. Há certos quesitos que não dependem apenas da comissão gestora/executora:  o valor de "valorização das pessoas" e "respeito" dependem de alunos, professores e servidores, então deve ser pensada uma forma de se obter indicadores com relação a todos os objetivos.

Por residir no estado do RJ, fui aluna presencial do IFFluminense, portanto darei minhas contribuições com base na minha experiência como aluna (sem saber se essas ações já são executadas ou não no IFMG, já que não conheço o campus pessoalmente): um dos pontos que chama bastante a minha atenção nas instituições de ensino (aqui, já digo como aluna do IFF. UENF e como professora de escolas particulares é o fato do desperdício relacionado a materiais descartáveis/não descartáveis. Em muitas feiras, encontros, simpósios, congressos e afins nos deparamos com uma quantidade inenarrável de copos/utensílios descartáveis nos coffee break e nos próprios materiais de divulgações. Feira de Ciências e Ferias como a "Saber Fazer Saber" ocorrem de maneira excelente, porém, gerando uma grande quantidade de lixo e de descartes não recicláveis (que vão diretamente para o lixão) . Sei que parece um ponto "bobo" e pequeno com referência a tantos valores e missão, mas na minha visão, uma instituição de ensino, focada na educação, na formação de cidadãos críticos deveria se atentar a pequenos detalhes como este, principalmente para conseguir cumprir com excelência a meta "sustentabilidade" (digo isso sabendo que o termo sustentabilidade é muito mais amplo e engloba muito mais ações e sem saber como funciona este quesito nas instituições de ensino de MG).


Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Isaias Alexandre Rodrigues -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico que estabelece as diretrizes, metas e os objetivos de uma instituição de ensino superior. Ele é um componente primordial no sistema de regulação e avaliação.
No que se refere à missão do PDI do IFMG, percebe-se a ênfase no desenvolvimento regional, uma vez que os cursos possibilitam que os alunos contribuam em suas regiões. Entretanto, observa-se que nem todo o estado é alcançado. Por isso, faz-se necessário pensar em atender outras regiões para que a missão seja plenamente atendida.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Hércules Manoel Silva Monteiro -
No contexto do Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2023, é essencial adotar ações alinhadas com a missão, visão e valores da instituição. Isso inclui revisar e comunicar a missão, realinhar a visão com metas claras, promover uma cultura organizacional baseada em valores éticos, investir em desenvolvimento acadêmico e inovação tecnológica, adotar práticas sustentáveis, fortalecer parcerias com a comunidade, implementar avaliações constantes e promover a inclusão e diversidade. Estas ações são fundamentais para atingir os objetivos institucionais e garantir o sucesso ao longo do período do PDI.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Fabian Bezerra de Oliveira -
O PDI é uma determinação legal e que norteia o planejamento, as ações e o diálogo com a sociedade sempre com o intuito de atender às demandas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão nas regiões em que a instituição atua. O PDI 2019/2023 do IFMG cita que a MISSÃO do IFMG é Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional e a VISÃO é Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade. Para que MISSÂO e VISÂO sejam alcançadas em sua plenitude, é interessante que a construção do PDI seja a partir de um efetivo diálogo entre a comunidade e a sociedade. E para isto, é necessário que haja uma discussão intensa entre todos os atores. O PDI muitas vezes pode refletir as opiniões e discussões de uma Comissão responsável, mas isso nem sempre reflete com exatidão o que todos imaginam ser importante. Assim, os objetivos do PDI só ´poderão der atingidos se a Instituição estiver condições plenas de desenvolver todas as diferenças e necessidade de toda a comunidade.