Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

Número de respostas: 37
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Eduardo Maia Diniz -
Contribuir para a melhoria da terceira dimensão do SINAES, que se refere à responsabilidade social, em uma instituição de educação profissional e tecnológica envolve diversas iniciativas e práticas. Alguns exemplos podem ser:
- Projetos de Extensão e Serviços à Comunidade: Estimular e apoiar projetos de extensão que levem o conhecimento produzido na instituição para a comunidade local. Isso pode incluir prestação de serviços gratuitos, como consultorias, assistência técnica, capacitação e apoio a empreendimentos locais.
- Inclusão e Acessibilidade: Adotar políticas e ações que promovam a inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade social, como pessoas com deficiência, minorias étnicas e socioeconômicas. Isso pode envolver a adaptação de infraestruturas e currículos, além de programas de bolsas e assistência estudantil.
- Formação Cidadã e Ética: Incluir disciplinas e atividades que abordem temas como cidadania, ética, responsabilidade social e sustentabilidade, promovendo uma formação mais completa e engajada com a sociedade.
- Parcerias com Organizações Sociais: Estabelecer parcerias com organizações não-governamentais, empresas sociais e outras entidades que atuam na promoção do bem-estar social e no desenvolvimento local.
Ao implementar essas iniciativas, a instituição estará não apenas cumprindo a dimensão de responsabilidade social do SINAES, mas também contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da comunidade em que está inserida.
Em resposta à Eduardo Maia Diniz

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Adriana Lopes Moreira de Sousa -
Contribuir para a melhoria da terceira dimensão do SINAES, que trata da responsabilidade social em instituições de ensino profissional e tecnológico, é essencial para demonstrar o compromisso da instituição com a comunidade e a sociedade. Isso envolve a promoção de iniciativas como projetos de extensão, inclusão e acessibilidade, formação cidadã e ética, além de parcerias com organizações sociais. Essas práticas não apenas atendem aos requisitos do SINAES, mas também são benéficas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da comunidade, fortalecendo a confiança da instituição, atraindo estudantes engajados socialmente e promovendo uma sociedade mais ética e consciente. É uma abordagem que beneficia todos os envolvidos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Eliedson Martins da Silva -
Pensando na melhoria e aperfeiçoamento da terceira dimensão do SINAES e sabendo que a Instituição é o principal meio de ligação da sociedade com a educação, defini-se campos de atuação onde as IFs podem aumentar o teu desenvolvimento, visto que muitas já fazem ações nestes fins.
Pode-se firmar parcerias e abrir a oferta de cursos em comunidades mais distantes, visando a inclusão daqueles que não conseguem ter acesso a um ensino de qualidade. Além disto, uma Instituição mais acolhedora e e acessível, incluindo também disciplinas que destaquem os valores sociais e a missão da instituição como formadora.

Pensando que já existem ações nestes sentidos, o que se pode fazer é pensar alternativas de aumentar a inclusão da sociedade de forma geral.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Gustavo Libério de Paulo -
Contribuir para a melhoria da terceira dimensão (RESPONSABILIDADE SOCIAL) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em uma instituição de educação profissional e tecnológica envolve um compromisso com a comunidade, o meio ambiente, os estudantes e outros stakeholders. O primeiro passo para contribuir com a melhora da responsabilidade social é sensibilizar, conscientizar e educar a comunidade acadêmica sobre a importância dessa dimensão, seja por meio de palestras, workshops, etc. Além disso, é necessário integrar a responsabilidade social nos currículos, incluindo temas relacionados à responsabilidade social nos programas de estudo, tais como ética, sustentabilidade, cidadania global e outras questões sociais. Porém, é crucial enxergar todos da comunidade escolar como sujeitos e, assim sendo, buscar estratégias de engajamento com a comunidade, construindo parcerias com organizações locais e envolvendo os estudantes em projetos comunitários, programas de voluntariado, estágios em organizações sem fins lucrativos ou projetos de pesquisa com impacto social. Nessa perspectiva, é fundamental a constante e incessante promoção da diversidade, da inclusão, do acolhimento de todos os colaboradores dessa proposta, independentemente de sua origem étnica, gênero, orientação sexual, ou outras características. Esse propósito pode proporcionar a realização de pesquisas socialmente relevantes de fato, que abordem problemas e questões sociais locais e globais, buscando soluções mais assertivas e sustentáveis para os inúmeros desafios da sociedade, impregnados no espaço, região, território, paisagem, lugar no qual se insere a instituição de educação profissional e tecnológica.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Hênon Sousa Cangussú -
Quanto à dimensão da responsbilidade social, acredito que o SINAES ainda tem muito a evoluir, digo isso porque observo a falta da participação da comunidade externa e das camadas populares nas universidades e institutos federais, ainda que os projetos de extensão existam.

Muitas vezes esses projetos, na prática, são desvirtuados de sua finalidade original, como projetos de extensão em que só às vezes há efetiva participação da comunidade externa.

O maior projeto de extensão que conheci na UFMG é o Projeto Incluir, ele demorou 10 anos para ser implantado por conta de resistências da comunidade acadêmica, no qual alguns membros chegaram a falar para o professor idealizador que o projeto não seria aceito porque "universidade não é lugar para pobres". Diante desse tipo de mentalidade e da estruturação atual das universidades, percebe-se como é necessário uma mudança nos processos de avaliação para que fiquem mais rogorosos em busca da responsabilidade social.

Por outro lado, os processos de avaliação da eficiência de ensino e pesquisa têm causado uma pressão gigantesca nos professores e estudantes, evidenciando o quanto a rigorosidade é desmedida de acordo com a conveniência dos objetivos que se pretende alcançar. Quando diz respeito à produtividade, as pressões são grandes, mas em relação a inclusão e participação popular há muito a evoluir.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Alice Kenia Vieira -
A terceira dimensão do SINAES, a responsabilidade social, é uma parte crucial da avaliação de uma instituição de educação profissional e tecnológica. Algumas maneiras de melhorar essa dimensão:
Promover a inclusão e a diversidade: As instituições podem trabalhar para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua origem ou circunstâncias, tenham acesso igual à educação. Isso pode envolver a implementação de políticas de inclusão e diversidade, bem como programas de apoio para estudantes de grupos sub-representados.
Estabelecer parcerias com a comunidade local: As instituições podem se envolver com a comunidade local através de parcerias e colaborações. Isso pode incluir projetos comunitários, programas de extensão e iniciativas de serviço comunitário.
Fornecer educação relevante para o mercado de trabalho: As instituições podem trabalhar para garantir que seus programas de estudo estejam alinhados com as necessidades do mercado de trabalho local e regional. Isso pode envolver a colaboração com empregadores locais e a adaptação dos currículos para atender às demandas do setor.
Promover a sustentabilidade: As instituições podem incorporar princípios de sustentabilidade em suas operações e currículos. Isso pode envolver a implementação de práticas ambientalmente amigáveis no campus e a inclusão da educação para a sustentabilidade nos programas de estudo.
Implementar políticas transparentes e éticas: As instituições podem trabalhar para garantir que suas políticas e práticas sejam transparentes, éticas e responsáveis. Isso pode envolver a implementação de um código de conduta, a promoção da integridade acadêmica e a garantia de que todas as decisões sejam tomadas de maneira justa e transparente
Em resposta à Alice Kenia Vieira

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fabrício Vieira Bonfim -
As propostas apresentadas são muito boas e abrangem vários aspectos da responsabilidade social. A internet como canal de comunicação também pode ser mais bem explorado, além da organização de mostras culturais e científicas podem ser um bom atrativo para o público se engajar com as atividades da instituição. Essa ideia do conhecimento técnico restrito às paredes da instituição precisa ser remodelada. Paulo Freire tem essa perspectiva de trazer elementos do cotidiano para o ambiente de ensino, permitindo uma releitura do ambiente que cerca os indivíduos.
Em resposta à Alice Kenia Vieira

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Elen Carla Pereira dos Santos -
Aqui no Amazonas, os institutos federais mantem uma linha de resposabilidade social e empregabilidade com constante discussão do papel na socidade com a implementação das tecnologias para a melhoria dos seus alunos.
o papel dos institutos federais ainda engatinha, mas não para com os obstáculos como os cortes de verba e perdas de mão-de-obra por diversas situações. Aqui, em um campus as pesquisas e na area de piscicultura sustentavel, com foco nos bioflocos e assim fornecendo bons trabalhos para o conhecimento e crescimento do campus e do ensino.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Igor Cristian Souza da Silva -
Existem diversas formas de contribuir para a terceira dimensão, dentre elas: Inclusão e Acessibilidade: por meio de ações que promovam de fato a inclusão dos grupos vulneráveis por meio de uma mudança concreta na adaptação da estrutura física das instituições e currículos para além da sala de aula e que, ao mesmo tempo, ocorra em sala de aula, não sendo apenas um documento que seja vivenciado na instituição; outra forma de contribuir para o avanço da SINAES, são programas de bolsas e assistência estudantil que podem ser efetivados mediante projetos de extensão, onde ocorra o estímulo e apoio para projetos de pesquisa e extensão que levem o conhecimento produzido na instituição para a comunidade local e também que sirvam de base para outros projetos adiante; currículo disruptivo, que seja além de apenas técnicas a serem ensinadas, como também possa abordar temas relevantes para o convívio social saudável em sociedade, onde um problema possa se tornar uma possibilidade de solução por meio de uma formação que seja cidadã, ética e comprometida, enquanto missão constante das instituições. Além disso, outro ponto que pode contribuir são as iniciativas de convênios com instituições sociais e privadas, que podem trazer excelentes oportunidades de experiência na vida social, acadêmica e profissional dos alunos, dos professores e das instituições conveniadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fernanda Rita Luppi Cerezer -
A responsabilidade social pode ser melhorada quando a instituição de ensino escuta e analisa as demandas da comunidade para melhorar as relações sociais, como: identificação de serviços essenciais em defasagens e oferta de cursos que profissionalizem jovens e adultos, oferecendo acessibilidade e qualidade na oferta de ensino; realizar parceria com empresas para ofertas de empregabilidade; promover ações de sustentabilidade; promover a inclusão aos deficientes ao ensino e a atuação no mercado de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Gabriela de Oliveira -
Para contribuir com a efetivação da responsabilidade social, sendo essa a terceira dimensão do SINAES, é importante trazer a sociedade para dentro do ambiente acadêmico, e fazer com que essa usufrua de tudo que o IF pode oferecer, realizando ações como a disponibilização de serviços técnicos, sejam eles, laudos, vistoria, análises, atendimentos... Melhorando a qualidade de vida da sociedade e oferecendo mais acessibilidade para serviços que muitas vezes são caros na rede privada. Outra forma de garantir a responsabilidade social é criação de auxílios e bolsas para comunidade acadêmica mais necessitada, diminuindo as possibilidade de evasão antes da finalização do curso. Também pode criar programas que ajudem a comunidade como, campanha do agasalho no frio, visto que possuem bastante alunos que podem contribuir!!!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Denise Rosa Rampazzo -
A avaliação de uma instituição de educação profissional e tecnológica é de extrema importância, tanto para buscar o melhoramento entre as instituições, entre os trabalhadores internos e, também, para a sociedade acompanhar como está o desenvolvimento deles perante todos.
Quanto a contribuir para a melhora da terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), trata-se de realizar uma avaliação perante a sua responsabilidade social no local em que está inserido.
Então, como sugestão para melhorar essa terceira dimensão do SINAES, e, assim como alguns colegas já postaram aqui no fórum, eu penso que a instituição pode ter um apoio à Empreendedorismo Social, onde exista um estímulo no desenvolvimento de startups entre os estudantes; permitir mais a inclusão social para que todos os alunos tenham acesso aos estudos de forma mais igualitária; Os alunos desenvolverem trabalhos voltados a programas sociais, responsabilidades social, através de campanhas que envolvam a sociedade, ter disciplinas que auxiliem no entendimento e conscientização sobre sustentabilidade, cidadania e outros assuntos pertinentes. A instituição ter uma tratativa mais transparente com a sociedade, ter mais envolvimentos de investidores em desenvolver os trabalhos acadêmicos, visando inovações através de pesquisas e, até na prática, para garantir que o projeto saia do papel e possa ter suas melhorias desenvolvidas e que beneficiam a sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Davi Santos Moura -
Diante de oportunas ideias, e visando qualificar o debate no que tange o cumprimento da terceira dimensão do SINAES, referente à retributividade social de atividades acadêmicas: acerca do alinhamento de interesses comunitários e demandas do mercado de trabalho, não se deve imiscuir um viés maniqueísta no qual uma das áreas só consegue prosperar em prejuízo da outra área. Para atingir esse fim, o SINAES precisa ser receptivo às demandas do mercado e, a partir delas, introjetar nas instituições de educação profissional e tecnológica a necessidade de adequação de soluções inclusivas, acessíveis que possam operar com sustentabilidade e continuidade em seus fins educacionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Gilmarcos Jacques de Lima -
A fim de buscar contribuir para a melhoria da terceira dimensão do SINAES, destaco que o SINAES poderia adotar algumas ideias, como por exemplo, investir em programas de nivelamento: programas de nivelamento podem ajudar a reduzir as desigualdades de conhecimento entre os estudantes, contribuindo para melhorar o desempenho deles; investir em tecnologias educacionais: tecnologias educacionais, como plataformas de ensino a distância e softwares de simulação, podem ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes, proporcionando novas formas de aprendizagem; Oferecer atividades extracurriculares: atividades extracurriculares, como grupos de estudo, projetos de pesquisa e extensão, podem ajudar a desenvolver habilidades e competências importantes para o desempenho dos estudantes. Além dos elencados acima, acredito que se oferta-se um suporte psicológico e emocional poderia ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade dos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho dos mesmos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Daiane Ferreira Arantes Beraldo -
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pela Lei N° 10.861/2004 [26] e regulamentado pela Portaria MEC Nº 2.051/2004 [40], com o objetivo de garantir nacionalmente um processo de avaliação das instituições de educação superior (IES), de seus cursos de graduação e também do desempenho acadêmico de seus estudantes. Dessa forma, os cursos devem ser avaliados periodicamente, passando por três tipos de avaliação. Como sugestão de contribuição para a melhora da terceira dimensão do SINAES em uma instituição de educação profissional e tecnológica, seria interessante ampliar os projetos de extensão, buscando a parceria público-privada e com maior enfoque em assuntos que podem trazer contribuições para o ambiente escolar e a sociedade. Além disso, fornecer mecanismos para a inclusão e oferta de disciplinas atuais como sustentabilidade, educação financeira, empreendedorismo e inovação, entre outras. E para melhorar o desempenho acadêmico, a oferta de disciplinas com enfoque profissionalizante pode despertar maior interesse dos discentes, especialmente se tiverem a oportunidade de estágio e programas de jovem aprendiz...e consequentemente a busca pelo 1 emprego.
Em resposta à Daiane Ferreira Arantes Beraldo

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por CLEFEA PACHECO -
A sugestão de ampliar os projetos de extensão, especialmente através de parcerias público-privadas, é louvável. Essa abordagem pode não apenas enriquecer a experiência dos estudantes, mas também estreitar os laços entre a instituição educacional e o setor produtivo. Ao focar em temas que trazem benefícios para o ambiente escolar e a sociedade, a instituição pode se tornar um agente ativo na resolução de desafios locais. A proposta de inclusão de disciplinas atuais como sustentabilidade, educação financeira, empreendedorismo e inovação é coerente com a necessidade de preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Essas disciplinas não só complementam a formação acadêmica, mas também preparam os estudantes para enfrentar questões práticas e relevantes. A ênfase em disciplinas profissionalizantes é igualmente valiosa. A oportunidade de estágios e programas de jovem aprendiz não apenas aumenta o interesse dos alunos, mas também o prepara de forma mais eficaz para o mercado de trabalho, contribuindo assim para a redução das lacunas entre a teoria acadêmica e a prática profissional, as sugestões apresentadas para aprimorar o SINAES são bastante pertinentes e se implementadas, têm o potencial de fortalecer significativamente a qualidade da educação profissional e tecnológica, preparando melhor os estudantes para os desafios futuros.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Claudia Rakel Pena Pereira -
Refletindo sobre a questão proposta que trata sobre a melhoria da terceira dimensão ( responsabilidade social) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em Instituições de Ensino Superior o ideal seria estreitar a relação entre a comunidade e a Instituição de Ensino Superior. Levar em conta o perfil social do seu aluno e a partir disso ampliar questões de inclusão e acessibilidade. Não somente do seu aluno como da sua comunidade com projetos voltados para atender as demandas locais. É fato que já existem ações como estas , no entanto, devemos ampliar de forma que atenda toda a sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Elivanio Carneiro -
É sabido que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei N° 10.861/2004 [26] e regulamentado pela Portaria MEC Nº 2.051/2004 [40], visa assegurar, em âmbito nacional, um processo de avaliação abrangente das instituições de educação superior (IES), de seus cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. O Sistema Nacional avalia integralmente os três pilares, destacando-se o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão institucional, a qualificação do corpo docente e as instalações da instituição. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Filho) [41], o SINAES incorpora diversos instrumentos complementares, tais como a autoavaliação, a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a avaliação dos cursos de graduação, e instrumentos informativos como o censo e o cadastro de cursos e instituições. Esses mecanismos possibilitam a atribuição de conceitos em uma escala de cinco níveis para cada uma das dimensões avaliadas. O processo de avaliação é coordenado e supervisionado pelo CONAES, enquanto a operacionalização é conduzida pelo INEP. Os resultados das avaliações das instituições de ensino superior e de seus cursos são publicados e disponibilizados pelo MEC. Os resultados provenientes do SINAES têm a finalidade de guiar as instituições de ensino no que diz respeito à sua eficácia acadêmica, institucional e social. Além disso, buscam orientar os órgãos governamentais no desenvolvimento de políticas públicas e fornecer direcionamento aos estudantes e aos pais quanto à realidade dos cursos e das instituições. Dado o exposto, a avaliação institucional se desdobra em duas categorias distintas: avaliação externa e avaliação interna, esta última também denominada autoavaliação. Ambas as avaliações, interna e externa, são regulamentadas pelo SINAES e abrangem um conjunto de dez dimensões abrangentes: I) A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); II) As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; III) A responsabilidade social da IES; IV) A comunicação com a sociedade; V) As políticas de pessoal e as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo; VI) A organização e a gestão da IES; VII) A infraestrutura física; VIII) O planejamento e a avaliação; IX) As políticas de assistência estudantil e X) A sustentabilidade financeira. Assim, a instituição visa criar e impulsionar projetos de extensão alinhados às necessidades da comunidade local, abordando questões sociais, ambientais e culturais para evidenciar seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Estabelecer parcerias colaborativas com organizações locais, ONGs e empresas é uma estratégia para realizar iniciativas benéficas à comunidade, como a oferta de cursos, workshops e serviços que atendam às demandas sociais locais. A promoção da inclusão e diversidade é uma prioridade, sendo implementadas políticas e práticas que contemplam a criação de programas de bolsas para grupos sub-representados, além de fomentar um ambiente inclusivo e respeitoso. A integração de temas relacionados à responsabilidade social nos currículos dos cursos envolve disciplinas específicas, projetos de pesquisa ou estágios que abordam questões sociais relevantes para a formação dos estudantes.
Eventos, palestras e campanhas de conscientização sobre questões sociais relevantes são organizados para envolver não apenas os estudantes, mas também sensibilizar a comunidade acadêmica e local. Programas de voluntariado são promovidos, incentivando os estudantes a se engajarem em atividades sociais e comunitárias, proporcionando-lhes oportunidades para aplicar seus conhecimentos em contextos do mundo real. A implementação de mecanismos de avaliação contínua, que incluem a participação da comunidade local, é crucial. Coletar feedback regular sobre o impacto das atividades da instituição na comunidade e ajustar as iniciativas conforme necessário demonstra um compromisso com a adaptação constante para melhor atender às demandas locais. Além disso, incentivar e apoiar projetos e iniciativas que promovam práticas sustentáveis, tanto no campus quanto na comunidade, é uma meta. Isso pode envolver a implementação de práticas ambientalmente amigáveis e o apoio a iniciativas de economia solidária.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fernando Djalma Pinto -
A melhoria e aperfeiçoamento da terceira dimensão (Responsabilidade Social da Instituição) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) parte de uma evolução principalmente na questão social, no quesito inclusivo da população e da comunidade nos projetos de extensão, responsabilidade social e, serviços à comunidade. Uma das principais finalidades do SINAES é “a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”.
Necessário também se faz que, maiores esforços sejam feitos para que estudantes menos favorecidos tenham acesso igualitário à educação. Muitos ainda não conseguem acesso a uma educação de qualidade por pertencerem a grupos sociais de baixa renda, portadores de deficiências, de origem simples, de localidades afastadas, sem muitas oportunidades ao acesso a um ensino digno, em geral esses grupos são minoritários nas instituições de ensino. O processo inclusivo das diferenças e diversidades também precisa de uma maior atenção, visando o aumento do acolhimento de pessoas das diversas classes sociais, independente de sua origem, classe socioeconômica, raça, deficiência, cor ou gênero. Uma forma de atender melhor à terceira dimensão do SINAES, seria instituir e garantir a essas minorias formas de acesso fácil a um ensino diferenciado e de qualidade.
Aluno: Fernando Djalma Pinto – Turma 7
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Diego Venâncio -
Quanto à dimensão da responsabilidade social, acho que o SINAES ainda tem muito a evoluir, e digo isso porque observei falta de participação da comunidade externa e de setores populares nas universidades e órgãos federais, apesar da existência de projetos de extensão. Na prática, estes projetos muitas vezes desviam-se do seu propósito original, tais como projetos de expansão que por vezes envolvem apenas efetivamente a comunidade externa. O maior programa de extensão que já vi na UFMG é o programa de Inclusão, que levou 10 anos para ser implementado devido à resistência da academia, cujos membros chegaram a dizer a professores idealistas que o programa não seria aceito porque "isso não é um faculdade pobre." Dada esta mentalidade e a atual estrutura das universidades, há uma clara necessidade de alterar os processos de avaliação para que se tornem mais rigorosos na busca pela responsabilidade social. O processo de avaliação da eficiência do ensino e da investigação exerce grande pressão sobre professores e alunos, evidenciando um rigor excessivo que vai contra a conveniência dos objetivos pretendidos. Em termos de produtividade há muita pressão, mas em termos de inclusão e participação popular há muito a desejar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Danilo Couto Silva -
A terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) diz respeito à responsabilidade social das instituições de educação profissional e tecnológica. Contribuir para a melhoria dessa dimensão requer um compromisso sólido com a comunidade e a sociedade em geral. Aqui estão algumas ideias para fortalecer essa dimensão em uma instituição de educação profissional e tecnológica:

Programas de Extensão Comunitária: Desenvolver e fortalecer programas de extensão que atendam às necessidades da comunidade local. Isso pode incluir prestação de serviços gratuitos, workshops, cursos de capacitação, eventos culturais e outras atividades que beneficiem a população ao redor da instituição.

Parcerias com Empresas Locais: Estabelecer parcerias estratégicas com empresas e organizações locais para promover estágios, projetos conjuntos de pesquisa e programas de treinamento para os estudantes. Isso não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também beneficia a comunidade econômica local.

Ações de Responsabilidade Ambiental: Promover práticas ambientalmente sustentáveis em toda a instituição. Isso pode incluir iniciativas como reciclagem, redução do consumo de energia, uso de tecnologias limpas e educação ambiental para os alunos e a comunidade.

Programas de Bolsas de Estudo e Financiamento: Criar programas de bolsas de estudo e auxílio financeiro para estudantes de baixa renda, garantindo que a educação profissional e tecnológica seja acessível a todos, independentemente de sua situação financeira.

Eventos e Seminários sobre Responsabilidade Social: Organizar eventos regulares, palestras e seminários que abordem questões de responsabilidade social, envolvendo alunos, professores e a comunidade em discussões sobre tópicos relevantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ellen Aparecida Fonseca -
A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Como algumas pessoas falaram, criar abordagem das empresas que estão dentro daquelas cidades patrocinar visitas aos lugares ricos de culturas não somente na cidade, mas na região.
A inclusão social, deveria sair mais do papel e discursos e sim colocada em pratica. Lembrando que inclusão não é somente pessoas com deficiências, mas religiões, raciais...
Divulgação em meios de comunicação, projetos de extensão com essas finalidades, mais cursos relacionados a outras áreas de trabalho daquela cidade, muitas cidades só se concentra em um tipo de renda mas esquece as outras áreas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cesar Augusto Gomes de Souza -
A dimensão da Responsabilidade Social é de extrema importância no contexto das instituições de educação profissional e tecnológica. Ela vai além da simples transmissão de conhecimento técnico e acadêmico, abraçando um compromisso mais amplo com a comunidade e a sociedade em geral.
Em um mundo em constante transformação, as instituições de ensino têm a responsabilidade de formar não apenas profissionais qualificados, mas também cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Isso envolve o desenvolvimento de valores como solidariedade, ética e respeito à diversidade.
As instituições de educação profissional e tecnológica desempenham um papel fundamental na promoção da responsabilidade social, pois têm a capacidade de influenciar não apenas seus alunos, mas também suas comunidades locais. Isso pode ser alcançado por meio de projetos de extensão, parcerias com organizações sociais e práticas internas que promovam a inclusão, a igualdade e a sustentabilidade.
Ao investir na terceira dimensão do SINAES, as instituições estão contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem-estar social. Isso não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também fortalece o impacto positivo que essas instituições têm em suas comunidades e no país como um todo. Portanto, a responsabilidade social deve ser encarada como um pilar fundamental da educação profissional e tecnológica, que vai além das salas de aula e laboratórios, alcançando a transformação social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Isis Vanessa Halim de Lima -
A responsabilidade social no SINAES reflete a compreensão de que as instituições de ensino superior desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social, não apenas fornecendo conhecimento acadêmico, mas também promovendo valores, ética e práticas que contribuam para uma sociedade mais justa e sustentável. Acredito que o reforço na vinculação com a comunidade incluindo a promoção de atividades de extensão, pesquisa aplicada, prestação de serviços à comunidade e parcerias com organizações locais podem fortalecer a relação da instituição com a comunidade ao seu redor.
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Edinea dos Santos Marçal -
As mudanças sociais geradas pela globalização, expansão da educação superior e desenvolvimento tecnológico estão demandando novas ações . Nesse contexto, a avaliação institucional que compreende a auto avaliação e avaliação externa, assume papel de extrema importância para as instituições .
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Beatriz da Costa Fernandes -
O compromisso com a responsabilidade social, terceira dimensão do SINAES, deve ter atenção especial nas pautas das reuniões. Como instituição de ensino e na qual tem como função formar cidadãos e profissionais, agir de maneira ética e contribuir positivamente para a sociedade em que está inserida é praticamente uma obrigação. As ideias que cito aqui para contribuir para essa terceira dimensão, algumas delas já estão sendo postas em prática, e estão relacionadas a inclusão e políticas públicas de apoio as pessoas de baixa renda. Na perspectiva da inclusão, adequação do espaço físico das salas, laboratórios, banheiros e demais ambientes para que todo aquele que possuí deficiência física tenha acesso de forma digna e segura, além disso, apoio pedagógico, com professores especiais nas salas de aulas e também no contraturno, auxiliando ,o estudo e aprendizagem dessas pessoas. Quanto ao apoio as pessoas de baixa renda, dar-se garantia do acesso e permanência desses indivíduos na instituição, para isso o estabelecimento de um sistema de cotas para ingresso nos cursos, oferta de bolsas de estudos e auxílio moradia e/ou transporte e alimentação. Numa perspectiva mais ampla, que atinja não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade local e regional, incentivar e oferecer suporte financeiro para projetos de extensão, de modo que aquilo que é criado e produzido na instituição seja oferecido para a sociedade local, bem como os próprios estudantes em formação durante o curso e mediante supervisão, por em prática os conhecimentos adquiridos em projetos reais que atendam diretamente a sociedade e o meio ambiente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Antenor Alves Cabral Filho -
Boa tarde nobres colegas e professores e tutores, segue minha contribuição ao fórum:

A terceira dimensão do SINAES, que é a responsabilidade social, é uma avaliação importante para as instituições de educação profissional e tecnológica (IEPT). Essa dimensão avalia a contribuição da IEPT para o desenvolvimento social e ambiental. Buscando contribuir para a melhora desta dimensão, é importante que a IEPT desenvolva ações que impactem positivamente a sociedade principalmente a que a cerca.
Como um observador e hoje estudante acerca dessa problemática apresento algumas sugestões de ações que podem ser desenvolvidas: Incentivar a inclusão e a diversidade; promover a educação ambiental e contribuir para o desenvolvimento local.
Além dessas ações supracitadas, a IEPT também pode contribuir para a melhora da terceira dimensão do SINAES por meio de: Desenvolvimento de um plano de responsabilidade social; divulgação das ações de responsabilidade social; avaliação das ações de responsabilidade social
A implementação dessas ações é fundamental para que a IEPT contribua para o desenvolvimento social e ambiental e para que alcance uma boa avaliação na terceira dimensão do SINAES.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Enaldo Lopes -
A terceira dimensão do SINAES, avalia a responsabilidade social das instituições de educação superior. Faz-se necessário estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil: para contribuir com a promoção da cidadania e da diversidade na comunidade local, por meio de projetos de extensão, de parcerias com empresas e organizações da sociedade civil e de participação em conselhos e fóruns locais, isso pode ser feito, por exemplo, por meio da inclusão de temas relacionados à sustentabilidade nos currículos dos cursos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho -
O SINAES está fundamentado nas avaliações institucionais, de cursos e de estudantes. Tem como objetivos:
1) identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;
2) melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta;
3) promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia

Dimensão 3 – Responsabilidade social da instituição Contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

É evidente que, o acesso democrático com qualidade e equidade para todos, não está sendo trabalhado de forma incisiva nas IES, uma vez que, as Universidades Federeais não exploram a divulgação de cursos, sejam de extensão, graduação e pós-graduação, contribuindo assim, com a manutenção do acesso á educação com qualidade para uma parcela da sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Isaias Alexandre Rodrigues -
A terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861/2004, diz respeito à responsabilidade social de Instituições de Ensino Superior (IES). Melhorar a dimensão social de uma IES é um esforço que requer comprometimento da comunidade acadêmica e da administração. Em uma instituição de educação profissional e tecnológica, tal dimensão pode ser aprimorada por meio de parcerias com empresas locais, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais, com o propósito de criar oportunidades de estágio, aprendizado prático e colocação profissional para os estudantes.
Além disso, pode-se apoiar incubadoras e programas de empreendedorismo social que permitam aos estudantes desenvolverem projetos que impactem positivamente a comunidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Iracema Silva Meireles Suzano -
Algumas sugestões e ideias para melhorar o SINAES seria uma avaliação integrada curricular onde se possa analisar como os programas acadêmicos estão relacionados e integrados a responsabilidade social em seus currículos, garantindo que estudantes estejam expostos a questão social ; ao envolvimento da comunidade onde avalie o nível de envolvimento da instituição com a comunidade, medindo a participação em projetos sociais, parcerias com ONGs e ações beneficentes a regiao; avaliar projetos de impacto examinando os projetos desenvolvidos pela instituição e se tem impacto direto na comunidade, verificando resultados e iniciativas; desenvolver políticas institucionais que possam criar ou revisar políticas institucionais reforçando o compromisso da instituição com responsabilidade social, incluindo metas e indicadores de desempenho. ; propor e incentivar participação estudantil em atividades de cidadania como voluntariado, projetos sociais e programas de responsabilidade social; oferecer treinamento para estudantes, funcionários sobre questões éticas, responsabilidade social, sustentabilidade; destacar práticas em responsabilidade social, em outras áreas, implementar método de avaliação para medir o impacto social das atividades da instituição, usando indicadores quantitativos, qualitativos; incentivar a criação de projetos sociais, inovadores para estudante e funcionário; obter transparência sobre ações ďa instituição de responsabilidade social, compartilhando informações sobre projetos e resultados com a comunidade acadêmica e sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
A terceira Dimensão do SINAES corresponde à Responsabilidade social da instituição e contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES. A responsabilidade social universitária exige contínuo exercício de autocrítica e de reflexão sobre ciência e conhecimento na sociedade atual. Esta, por sua vez, circunda a relevância e pertinência social, no cumprimento das funções universitárias, diante de desafios que não são locais, mas planetários. A responsabilidade social numa instituição de educação profissional e tecnológica, pautada na formação de pessoas para atuar frente a desafios planetários, necessita de implementação de uma proposta educacional que almeje não apenas formar alunos com atitudes de cidadania, mas, sobretudo, buscar soluções para potencializar o uso de tecnologias com responsabilidade social contextualizada a cada realidade, sem esquecer os cenários nacional e mundial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Glebson Moises Espíndola da Silva -
A dimensão III da SINAES fala sobre a responsabilidade social que uma instituição de Ensino Superior-IES deve ter para com sua comunidade, dessa forma, mais do que oferecer disciplinas é preciso oferecer para seus estudantes princípios e valores para o melhor desenvolvimento humano, de fato, a responsabilidade social de uma IES está diretamente ligada a sua missão, que é a primeira dimensão da SINAES. Assim, para que uma instituição de ensino superior possa cumprir com seus papel social ela deve, implementar projetos tanto internos como externos, o projetos internos terão como objetivo conscientizar a comunidade estudantil para temas atuais como, sustentabilidade, compromisso com o meu ambiente, lutas de comunidades minoritárias dentre outras. Os projetos externos terão como objetivo aproximar a IES do seu entorno, dessa forma, ele deve investir em mais projetos de extensão e de iniciação científica que tragam algum retorno para a sociedade como, por exemplo, a pesquisa sobre melhores técnicas de plantio para agricultores familiares ou projetos incentivem a luta contra a descriminação das mulheres.
Nesse sentido, a IES precisará contar com a parcerias de várias instituições particulares e públicas para ela possa fomentar seus projetos, assim como afirma Berto (2011, ´p. 25), o ensino, pesquisa e extensão já integram os muros das IES, dessa forma, isso “Representa um passo adiante na intenção do fazer, do servir” e “pressupõe uma percepção mais profunda do princípio da fraternidade”.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Jakelyne Lima dos Reis -
Incluir a dimensão Responsabilidade Social no instrumento de avaliação interna e externa corrobora em vários aspectos, conhecimento e evolução da instituição, formulação de políticas institucionais, além de colaborar para a melhoria do desenvolvimento institucional. Essa dimensão contribui para a IES melhorando o desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”, amparada nos princípios do SINAES como: compromisso e responsabilidade social das instituições de educação superior e de seus cursos; respeito à diversidade, à identidade, à missão, e a história das instituições; entre outros, assegurando que a avaliação institucional, interna e externa, contemple a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cláudio Ribeiro de Sousa -
Contribuir para aprimorar a dimensão de responsabilidade social do SINAES em uma instituição de ensino profissional e tecnológica implica em diversas ações. Isso envolve estimular projetos de extensão que levem o conhecimento da instituição para a comunidade local, promover a inclusão de grupos vulneráveis, abordar temas de cidadania e ética, e estabelecer parcerias com organizações sociais. Essas iniciativas não apenas atendem aos requisitos do SINAES, mas também promovem o desenvolvimento sustentável e inclusivo da comunidade.

Para melhorar a responsabilidade social, é fundamental conscientizar a comunidade acadêmica sobre sua importância, integrar a responsabilidade social nos currículos, envolver os estudantes em projetos comunitários e promover a diversidade e inclusão. Isso permitirá a realização de pesquisas socialmente relevantes para abordar questões sociais locais e globais de maneira mais eficaz e sustentável.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Aline da Gama Melila Licurgo -
Ao pesquisar mais a fundo sobre a terceira dimensão (responsabilidade social) do SINAES em uma instituição de educação profissional e tecnológica, me deparei com um artigo do cientista social Adolfo Calderón (Responsabilidade social universitária: princípios e valores para o desenvolvimento humano) e uma reflexão deste artigo me chamou atenção: a IES precisa, além de garantir a boa qualidade de ensino para os cidadãos, ter cautela para não cair em contradição ao ensinar aquilo que não pratica. Sendo assim, acredito que para que seja possível se obter uma melhoria na responsabilidade social de uma IES é necessário o desenvolvimento de ações que DE FATO cheguem diretamente aos estudantes e à sociedade. Sendo assim, algumas ideias:

- Incentivo ao ensino, pesquisa e extensão objetivando a formação de profissionais com habilidades em diferentes áreas, que estejam mais preparados para lidar com situações adversas e cenários distintos e com um visão mais crítica com relação à sociedade, estando conscientes de seu papel na construção de uma nação justa e sustentável. Ainda dentro da pesquisa e extensão, a criação de projetos e ações que envolvam alunos, funcionários e a comunidade a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável;

- O cuidado e a adaptação, tanto do espaço físico quanto do espaço social para uma real inclusão de alunos com necessidades especiais (neste tópico, acho importante verificar diretamente com os alunos se a estrutura física atende às diferentes necessidades e, aqui, incluo a presença de rampas de acesso ou elevadores para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de mobilidade; a presença de piso tátil e materiais em braile para alunos com deficiências visuais; a possibilidade de intérprete de libras, dentre muitas outras);

- A discussão de temas sobre racismo e assédio moral atrelados à prática entre docentes, funcionários e alunos: em muitas instituições há casos relatados de assédio moral por parte do professor com relação aos alunos, além de casos de racismo e de assédio sexual;

- A verificação dos motivos da evasão de alunos da instituição (podendo ser realizada através de pesquisas) como forma de diminuir estes índices, garantindo a inserção destes alunos em melhores condições de trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fabian Bezerra de Oliveira -
A terceira dimensão do SINAES relaciona a responsabilidade social da IES; Como alternativas de melhorar esta responsabilidade social, elenco:
1] maior aproximação da IES com os moradores do entorno de cada um dos campis, com o desenvolvimento de ações e extensão que levem a IES para a casa dos moradores e os moradores para a IES.
2] Criação de politicas de coleta e separação de material na sede dos campis, para destinação direta a cooperativas de reciclagem;
3] Criação de curdos de qualificação baseados na demanda dos moradores do entorno dos campis.
4] Desenvolvimento de pesquisas aplicada no bairro em que a IES esta localizada.
5] Disponibilização da estrutura esportiva da IES para a comunidade, com o objetivo de reduzir a ociosidade de crianças e adolescentes;

Acredito que estas sugestões podem aumentar impacto e a influência que a IES exerce sobre os que moram próximo dela.Isto com certeza pode melhorar o nivel de responsabilidade social.