Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 63

Prezados/as,

1) Compartilhe aqui no Fórum Temático as suas concepções das possíveis dificuldades e/ou desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual.

2) Faça mais uma postagem autoral contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
A maior dificuldade é a falta e apoio no sentido ainda o governo não disponibiliza aos professores um curso ou aprendizado para os mesmo não tem ferramentais de trabalhos e na faculdade não tem disciplina pra reforça esse apoio ao estudante que ta iniciando sua carreira como professora ainda encontramos escassez de materiais didáticos e principalmente formação ou um professor ou apoiadores com essa demanda de praticidade , e assim estamos ainda lento nesse Brasil pelo menos aonde estou lecionando as escolas de tempo integrais não tem ainda estrutura adequada como espaços para acolher banheiros e salas e entre outras demandas que pedem.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
A maior dificuldade é a falta e apoio no sentido ainda o governo não disponibiliza aos professores um curso ou aprendizado para os mesmo não tem ferramentais de trabalhos e na faculdade não tem disciplina pra reforça esse apoio ao estudante que ta iniciando sua carreira como professora ainda encontramos escassez de materiais didáticos e principalmente formação ou um professor ou apoiadores com essa demanda de praticidade , e assim estamos ainda lento nesse Brasil pelo menos aonde estou lecionando as escolas de tempo integrais não tem ainda estrutura adequada como espaços para acolher banheiros e salas e entre outras demandas que pedem.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa tarde Maria
Acredito que a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular é essencial para uma sociedade mais justa e igualitária. Infelizmente, muitas vezes esses alunos são excluídos do sistema educacional por falta de adaptações adequadas, o que prejudica seu desenvolvimento acadêmico e social.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Olá Romilda

É lamentável, mas é comum essa situação a qual você coloca sobre "esses alunos são excluídos do sistema educacional por falta de adaptações adequadas", mesmo a quase dez anos depois da Lei Brasileira de Inclusão. Como dizem, pode existir um abismo entre o ideal e o real. Entretanto, há muitas ações sendo feitas nos espaços sociais, afinal são através dessas pessoas aguerridas que podemos ver algumas situações mudar para melhor. Como exemplo mães que tem acesso as informações sabem de seus direitos e de seus filhos com deficiência, com seus direitos preconizados pelas Leis. A internet veio democratizar esse acesso ao conhecimento da população, sendo possível que reivindique e acompanhe a efetivação dos direitos de cada cidadão nos lugares onde estão inseridos. Esse lugar também é a escola onde encontram-se estudantes com deficiência as mais variadas (os transtornos globais de desenvolvimento, as limitações físicas, as altas habilidades), e aqui vamos colocar os deficientes visuais, auditivos e com surdocegueira. Segundo dados do Censo Escolar de 2021 (INEP), teve 578 sudos-cegos matriculados no ensino regular nas diversas regiões e escolas em todo o Brasil. Ficam as perguntas: Desses 578 alunos com essa deficiência que tiveram acesso com a matrícula à escola, quantos ainda continuam? Quantos tiveram êxito (aprovados)? Houve evasão? Houve desistência? Se Sim, quais os fatores levaram a essas situações? O que podemos fazer enquanto, escola, professor, cidadão civil para resolver ou ao menos minimizar esses fatos? Algum colega aqui do Curso poderia contribuir com seu ponto de vista a essas inquietações?
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Verdade Maria, a infraestrutura predial das instituições muitas vezes não estão prontas para as pessoas com deficiência visual.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Maria, realmente essa questão financeira faz muita diferença na hora de fazer com que as escolas sejam acessíveis em todos os sentidos para os alunos com alguma necessidade especial. O país precisa melhorar muito nesse sentido.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
A falta de apoio e recursos adequados para professores, escassez de materiais didáticos acessíveis e infraestrutura inadequada são desafios que afetam a educação inclusiva no Brasil. É fundamental que o governo e as instituições de ensino atuem para promover uma educação inclusiva e de qualidade. É engraçado porque, disciplina vai, disciplina vem, e nós nos voltamos para as mesmas conclusões: precisamos de mais apoio/suporte para fazer nosso trabalho da melhor forma.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
A educação inclusiva ainda está em fase de implementação no Brasil, por isso são muitos os desafios a serem enfrentados. O maior deles ainda é a falta de preparo e capacitação dos professores para lidarem com os alunos com deficiência.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Com certeza Maria Dolores.
A exclusão das pessoas com deficiência visual se revela explicitamente nos elementos que destacaste. A sociedade e, consequentemente, as gestões escolares e os cursos de formação de professores quase sempre ignoram as diferenças da humanidade, impossibilitando que nossa atuação docente seja inclusiva.
Essa especialização é uma das poucas iniciativas que nos ajudam a melhor compreender e estar capacitado para o fazer profissional na sala de aula, onde encontramos múltiplas realidades dos discentes.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Maria da Dores, perfeita sua colocação. O estado tem o dever de garantir o direito à educação. E isso envolve a oferta de insumos (recursos) para a contratação de profissionais capacitados, motivados para se dedicarem aos alunos com deficiência visual. Por meio de recursos suficientes, o produto (resultado) será uma prestação de serviço (processo efetivo de ensino e aprendizado) de boa qualidade, com efetividade e reflexo na formação de cidadãos e promoção de inclusão escolar.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza Maria das Dores. A falta de apoio do poder público inviabiliza o processo inclusivo dos nossos alunos com deficiência. É importante que os mesmos sejam acompanhados com a devida atenção e respeito que merecem. Um abraço amiga, excelente colocação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Na minha concepção o maior desafio que temos no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual é o preconceito. Acredito que a partir do momento que o preconceito for pelo menos diminuído teremos que lidar com as dificuldades que vão desde a formação e conscientização dos professores até a questão do financiamento dos materiais que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Tenho mais de 10 anos de formada e somente hoje, através dessa disciplina, pude entender como funciona o sistema Braille. Assim, a formação base dos professores precisam estar atreladas a Educação Especial e Inclusiva, os sistemas de ensino precisam estar atentos a formação continuada dos professores para que possam atualiza-lós com as metodologias assistivas.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Nayra, eu também concordo com você que o preconceito é um dos fatores que contribuem para dificultar o processo de ensino aprendizagem desse aluno. Precisamos desenvolver a inclusão da gentileza no ambiente escolar, assim estaremos desenvolvendo acessibilidade atitudinal favorecendo condições de inclusão escolar em todos os contextos. Se pensa muito na condição arquitetônica, em materiais didáticos adequados ,em investimentos mas o principal é no acolhimento desse aluno especial ,pois ainda existe professores e pessoas atuando de forma preconceituosa. Durante meus vinte anos como professora, nunca tive a oportunidade de ter um aluno com deficiência visual e nem participar de formações envolvendo o sistema Braille. O importante é que esse curso está proporcionando esse conhecimento.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa tarde Marta
O processo de inclusão e o auxílio das tecnologias têm possibilitado uma transformação na educação, a fim de redefinir os antigos padrões empregados pela escola e fazer com que os docentes adotem uma nova postura frente às diversas formas de conduzir as metodologias de ensino (ALVES, 2014).
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Nayra, acredito que, além do preconceito, ainda existe um capacitismo muito enraizado na nossa sociedade, o que faz com que as pessoas com deficiência tenham que "provar" que são capazes de aprender. Nos dias de hoje, o aprendizado é medido de forma homogênea, como se todos tivessem o mesmo ritmo de estudo.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Concordo plenamente com sua conclusão, as disciplinas dos cursos de graduações são muitas vezes rápidas e muitos cursos ainda nem possuem as disciplinas inclusivas na grade curricular.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

Seu comentário ressalta um aspecto crucial que muitas vezes é subestimado na inclusão de alunos com deficiência visual: o preconceito. O preconceito e a falta de conscientização são, de fato, barreiras significativas para a inclusão bem-sucedida desses alunos no sistema educacional. Sua observação destaca que a superação das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual não é apenas uma questão técnica, mas também social e cultural. A educação inclusiva é um compromisso com a equidade e a justiça, e a conscientização, a formação e o combate ao preconceito são passos essenciais para alcançar esse objetivo.

Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Olá, Nayra Ires

Achei muito válido o ponto levantado por você em relação ao preconceito como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O preconceito pode ser uma barreira significativa que impede não apenas o acesso à educação inclusiva, mas também a plena participação e desenvolvimento desses alunos.

Como você mencionou, a redução do preconceito é um passo fundamental para promover a inclusão. Quando professores, colegas de classe e gestores escolares têm atitudes mais inclusivas e conscientes, isso cria um ambiente mais acolhedor e igualitário para os alunos com deficiência visual.

Além disso, concordo plenamente que a formação e conscientização dos professores desempenham um papel crítico nesse processo. Os educadores precisam estar bem preparados para atender às necessidades específicas desses alunos, compreender os sistemas de leitura, como o Braille, e aplicar metodologias assistivas de forma eficaz. Nesse sentido, também acredito que a formação continuada é essencial para manter os professores atualizados e capacitados para oferecer uma educação inclusiva de qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Sabemos que a escola tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Não se atém a solucionar os obstáculos da deficiência, criar outras formas, mas proporcionar formas desse aluno interagir, de acessar o conhecimento de acordo com suas especificidades especiais. Ainda enfrentamos várias dificuldades no panorama escolar, principalmente para os deficientes visuais. Onde a falta de profissionais capacitados, falta de lugares adaptados, falta de investimentos nas metodologias adequadas, ausência de infraestrutura, carência de tecnologia e o preconceito que ainda é um dos maiores fatores de excluir o auno com deficiência visual. São tantos os problemas que englobam no aprendizado desse aluno, assim como no contexto escolar, no social e cultural, pois existe uma grande diversidade de inclusão de alunos especiais que precisam ser atendidos com respeito e dignidade em seu processo de ensino aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Um dos desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual é a formação de professores e dos profissionais envolvidos na formação dos alunos - além da falta de infraestrutura. Tomando como exemplo a realização da atividade anterior, tive bastante dificuldade de pensar em metodologias que fossem adequadas para os alunos de graduação, nível no qual trabalhei e lecionei disciplinas de comunicação.

Por serem discussões bastante teóricas, uma das avaliações mais comuns na área é a avaliação discursiva, seja ela em forma de prova, redação ou resenha. Todas essas opções só são possíveis se o aluno dominar o braile e - mais ainda - que o professor seja capaz de decifrar esses códigos, o que não é o meu caso. Tentei pensar em materiais mais voltados para o áudio, mas entendo que seria importante incentivar a escrita dos alunos.

Para solucionar esse problema, seria necessário que o professor soubesse braile ou que houvesse algum intérprete disponível na instituição.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
Para essa atividade específica de escrita o Revisor de textos Braille seria imprescindível, a menos que o professor saiba o código Braille ou tenha acesso a Linha Braille, que é um recuso de tecnologia assistiva, que conectada ao computador o estudantes cego digita em Braille e o texto é escrito em Português. É um material relativamente caro, mas que os Núcleos de Apoios às Pessoas com Deficiência de intituições federais, por exemplo podem adquirir, caso não tenham.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Concordo, se na escola de ensino regular já existe uma grande dificuldade, no ensino superior ela piora, tendo em vista as atividades que são geralmente discursivas como bem apontado. Por isso, há que se pensar em uma graduação que aborde também a perspectiva da educação especial na perspectiva inclusiva, em que fosse ensinado braile ou os fundamentos básicos para atendimento de qualidade para esses alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
A Educação especial é um desafio para todos os profissionais desde o entrar na escolar até o sair, a preparação deve ser para todos. A inclusão de alunos, com deficiência visual em escola regular, que são os espaços de socialização e cultura por excelência, em conjunto com a família, poderão desempenhar importante papel no processo de desenvolvimento, aprendizagem e participação social desses alunos. Diante das circunstâncias de inabilidade operacional, deve-se propor meios para a inclusão social dessas pessoas e uma das formas de inclusão é o uso das TA por essa parcela da população (BRASIL, 2009).
As condições do contexto escolar onde é recorrente salas de aula com excesso de alunos e ineficiente processo de formação dos professores têm desfavorecido o processo de inclusão educacional e também social deste grupo de estudantes, os quais muitas vezes frequentam a escola, mas, no entanto, não desfrutam de seus direitos à educação de qualidade, uma vez que não têm atendidas suas necessidades educacionais especiais para promoção de seu desenvolvimento e aprendizagem.
Uma das grandes dificuldades de pessoas com deficiência visual é a adaptação ao ambiente e aos recursos disponíveis. Além disso, não só o indivíduo, mas toda a família também deve se adaptar.
Referências:
RAIÇA, D. Tecnologias para a educação inclusiva. São Paulo: Avercamp, 2008, p.19- 33.
MELARE, J. Novas tecnologias facilitam a leitura e o letramento de deficientes visuais.
Com Ciência, n. 157, 2013
VIGINHESKI, L. V. M. et al. O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas
cegas. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 4, p. 903-916, 2014.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Fiz há alguns 20 anos atrás meu estágio de educação especial, no IBC do Rio de Janeiro, bairro da Urca. Ainda lembro o quanto fiquei encantada com a estrutura física gigante e além disso com a estrutura pedagógica de uma escola específica para cegos, coisa que eu nunca imaginei em minha realidade. Foi uma experiência muito curta, por motivos maiores, porém grandiosa como tudo que vivenciei observando as crianças do ensino básico nas manhãs de quarta-feira, vi crianças independentes e autônomas em pleno desenvolvimento num espaço que promovia total protagonismo daquelas crianças com baixa visão e também 100% sem visão. Nunca esquecerei da sensação de infinito que sentia quando estava lá, era como se eu estivesse num mundo paralelo, mágico, com crianças superpoderosas. Estou fazendo um relato sobre minha experiência feliz e rápida em um universo de educação especial para DV, mas sei que esta escola pertence a um sistema "estruturado" pelo poder federal e historicamente carrega uma formação com grandes acontecimentos e práticas que foram destaques positivos e também negativos. Nesta rotina tudo era natural, não havia grandes dificuldades, nessa realidade quem tinha a visão é que era a diversidade. Nós apresentávamos as dificuldades, as dificuldades éramos nós, quando não estávamos preparados, qualificados e alheios aquelas crianças perfeitas. Os desafios depende do ponto de vista, porque sempre existirão.
Em resposta à Maria Helenice Ribeiro de Lima

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Nossa, que experiência maravilhosa!
Ela realmente desconstrói em nós a ideia de dificuldade e de deficiência.
A parte da estrutura que você pontuou é muito importante, é isso que nos falta para atender bem os estudantes com deficiência visual.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
Creio que a barreira atitudinal ainda é o maior desafio no processo de ensino e aprendizagem para estudantes com deficiência visual, pois não há comprometimento cognitivo e nem de comunicação, sua limitação é visual, a partir da fala de uma adaptação e principalmente a empatia, o estudante é capaz de desenvolver sua aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
Nossas experiências como profissionais da educação nos fazem perceber as dificuldades que perpassam a a educação especial e inclusiva para alunos com deficiência visual, como: a falta de infraestrutura dos prédios, preocupação do estado com o preparo dos professores, que não recebem treinamento especializado e que geralmente, não dominam o braile e outros meios para lidar com as especificidades.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Olá, Mayra, concordo contigo. A falta de infraestrutura em pleno 2023 ainda é um grande desafio. Além disso, a falta de formação aos profissionais da educação sobre técnicas de descrição, mobilidade/condução e braille é uma questão muito problemática. Isso tem que ser repensado e enfatizado nas políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, com certeza.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
1) Compartilhe aqui no Fórum Temático as suas concepções das possíveis dificuldades e/ou desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual.

O obstáculo enfrentado pelos alunos com deficiência visual ao longo de toda a jornada educacional é o acesso a materiais adequados. Isso eu pude visualizar na minha graduação, com uma colega com deficiência visual, dado que ela tinha uma acompanhante, mas no momento da sala de aula, os materiais não estavam em braille e, por isso, ela não tinha muito aproveitamento nas aulas. Assim, muitos materiais, como livros didáticos, apostilas e documentos impressos, são frequentemente inacessíveis para esses alunos. Isso cria uma desvantagem significativa em relação aos outros colegas. Nesse caso, a formação do professor poderia ajudar - mesmo que isso fosse gerar uma sobrecarga ao tentar personalizar materiais se fosse a situação -, porém muitos educadores podem não estar familiarizados com estratégias de ensino inclusivas e não têm conhecimento suficiente sobre como adaptar o currículo para atender às necessidades específicas desses alunos. Eu, por exemplo, estou nesse padrão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
As maiores dificuldades presentes na educação com relação aos alunos com deficiência visual, são: o preconceito, a infraestrutura da escola e a falta de formação adequada para os professores e funcionários da instituição, uma vez que muitas vezes o profissional quer atender aquele aluno, mas não sabe como realizar a tarefa, tendo em vista que falta pra ele tanto os instrumentos como o conhecimento das metodologias adequadas. Acredito que os cursos de graduação devem olhar melhor para a educação especial, principalmente na perspectiva inclusiva em todos os cursos, mas, especialmente na formação dos profissionais da educação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
É triste em meio a tempos de inclusão você ter acesso a famílias que tem crianças em casa sem o acesso a escola porque as escolas e professores e a própria família não sabe lidar com a deficiência visual. esta situação eu passo diariamente, crianças que não são alfabetizadas e só conseguiram ter o acesso, mas a permanência nas aulas, não.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Uma das principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual é justamente a ausência de matérias adptados nas abordagens das disciplinas, percebe-se que a má conservação e a falta também são fatores que dificultam o ensino/aprendizado. Entretanto, o desenvolvimento educacional do estudante vai além da sala de aula, a ausência de estruturas físicas adequadas nas escolas, as poucas formações dos professores, a ausência de mais recursos para as escolas, são fatores que afetam diretamente os alunos.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
O aluno com deficiência visual enfrenta diversas barreiras no seu processo de ensino e aprendizagem. Uma das principais dificuldades está na falta de materiais adaptados que atendam às suas necessidades específicas. Além disso, tanto a má conservação dos materiais quanto a falta deles também contribuem para dificultar o ensino e aprendizado desses alunos. No entanto, é importante lembrar que o desenvolvimento educacional do estudante vai além da sala de aula. A ausência de estruturas físicas adequadas nas escolas, a falta de formação adequada dos professores e a escassez de recursos para as escolas também afetam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual. É necessário investir em todas essas áreas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Olá, Mirele! Acho pertinente a sua colocação.
De fato os materiais acessíveis para pessoas com deficiência visual ainda são de difícil acesso. Um exemplo está nos livros físicos disponíveis em braille, que são escassos; uma outra questão é o volume de páginas dessas materiais. Por isso, muitas vezes a pessoa com deficiência visual ainda não tem garantido o seu direito de escolha quando opta por ler um livro físico em braille, tendo que recorrer a softwares e ao material em formato digital.
É preciso investimento para a produção e disponibilização desses materiais.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
Além disso, muitos desses alunos não são tratados com a devida atenção pela escola, pais ou responsáveis, fazendo assim que fiquem para trás no processo de ensino.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Alunos com deficiência visual podem enfrentar várias dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Alguns desses desafios incluem: Acesso a materiais escritos; Alunos com deficiência visual podem enfrentar dificuldades para acessar materiais escritos, como livros, apostilas e textos em sala de aula. A falta de acesso a esses materiais pode dificultar a compreensão dos conteúdos e o acompanhamento das aulas.
Dificuldade na interação com materiais visuais; Alunos com deficiência visual podem ter dificuldade em compreender materiais visuais, como gráficos, diagramas e imagens. Esses recursos visuais frequentemente são usados para facilitar o ensino e a compreensão de conceitos, mas podem ser inacessíveis para alunos com deficiência visual.
Dependência de outras pessoas; Alunos com deficiência visual podem depender de outras pessoas para obter informações visuais que são transmitidas oralmente. Isso pode causar uma sensação de dependência e limitar a autonomia do aluno.
Estigma e preconceito; Alunos com deficiência visual frequentemente enfrentam estigma e preconceito na sociedade. Esses estereótipos negativos podem afetar sua autoestima e motivação para aprender.
Necessidade de recursos adaptados; Alunos com deficiência visual precisam de recursos adaptados, como materiais em braille, ampliados ou em formato digital acessível. A falta de acesso a esses recursos pode limitar sua participação efetiva em atividades educacionais.
Barreiras na comunicação; Alunos com deficiência visual podem enfrentar dificuldades na comunicação com colegas e professores. A falta de habilidades de leitura labial ou a dependência de intérpretes de língua de sinais podem criar barreiras na comunicação efetiva.
Dificuldade de orientação; Alunos com deficiência visual podem enfrentar dificuldades para se locomover no ambiente escolar, especialmente em locais desconhecidos. Isso pode afetar sua independência e participação em atividades extracurriculares.
Adaptabilidade do currículo; O currículo escolar muitas vezes não é adaptado para atender às necessidades específicas de alunos com deficiência visual. Essa falta de adaptação pode dificultar o acesso aos conteúdos e a participação plena nas atividades educacionais.
Para enfrentar essas dificuldades, é essencial promover a inclusão e oferecer suporte adequado aos alunos com deficiência visual. Isso inclui o fornecimento de recursos adaptados, a formação de professores em estratégias inclusivas, a promoção de ambientes acessíveis e a conscientização sobre a importância da inclusão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Durante a minha experiência profissional como professor ainda não tive estudantes cegos, apenas estudantes com baixa visão, visão monocular e outras dificuldades relacionadas à perda parcial da visão. Um primeiro ponto que acho importante é que, independentemente de qualquer coisa, os estudantes aprendem de formas diferentes e devem ser considerados na sua individualidade. Cada pessoa é única. Em relação ao estudante com deficiência visual, em um primeiro momento busco conhecê-lo, tanto nos seus aspectos pessoal/familiar como na sua trajetória escolar. Um segundo passo é compreender sobre o seu comprometimento e as relações disso com o ambiente, para traçar estratégias para superar essas questões. Em seguida, articulado aos profissionais de outras áreas e os professionais da escola, propõe-se estratégias, recursos e metodologias apropriadas para atender as necessidades específicas da pessoa com baixa visão. Todo esse processo geralmente não é fácil e exige, para que tenha êxito, a participação conjunta da escola, família e profissionais da saúde.
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Acho que compreender as múltiplas formas de aprendizado é um dos grandes desafios para nós professores. Respeitar não só as peculiaridades de cada educando mas principalmente o tempo de aprendizado de cada um.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
Acredito que um ponto a ser discutido que favorece a dificuldade da aprendizagem dos alunos com deficiência visual é a falta de conhecimento do professor de determinadas ferramentas e até mesmo de como proceder quando se deparar com alunos que possuam esse tipo de necessidade. Até mesmo na formação do professor dentro da universidade essa discussão e aperfeiçoamento ´quase inexistente, fazendo assim que o futuro professor entre no mercado de trabalho tendo meio que desenvolver essa habilidade na prática.
Em resposta à Weslley Maycon Araújo Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
É por isso, Maycon, que a discussão tem de passar por todos níveis da educação - ensino fundamental, médio, médio profissional e superior, a fim de que o problema público da baixa ou insuficiente preparação dos profissionais que atuam com alunos com deficiência visual seja incluído na agenda pública dos diversos governos para que a formulação de políticas públicas educacionais e de inclusão seja uma mola propulsora da Educação Especial na perpectiva da Educação Inclusiva dos deficientes visuais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Acredito que um primeiro desafio seja a adaptação da estrutura escolar para atender alunos com deficiência visual. Posteriormente a capacitação dos docentes e demais colaboradores. É necessário manter um diálogo aberto e constante com a comunidade escolar sobre as diferenças e o respeito pelas diferentes habilidades e necessidades especiais das pessoas para que haja avanços quanto a construção de rotinas comunitárias de empatia e solidariedade.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Oi,Paulo. Tudo bem? Concordo quando relata que o desafio maior é em relação à adaptação curricular, pois para isso é preciso de formação, tempo, recursos materiais e/ou tecnológicos e com isso, barramos na falta(desvalorização) da carreira do professor, pois , pelo menos na rede estadual de SP, temos que focar nosso tempo em preenchimento de tantos documentos burocráticos, que o real motivo de estarmos ali(os estudantes) são deixados para segundo plano. É um projeto/plano feito para dar 'errado'.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
Sendo fundamental que os educadores incentivem a interação entre alunos com deficiência visual e seus colegas. Isso pode ser feito através de atividades colaborativas, projetos em grupo e programas de sensibilização. Além disso, promover a empatia e a compreensão sobre as experiências dos alunos com deficiência visual pode ajudar a criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Primeiramente, gostaria de dizer que achei muito interessante a TA reglete, inclusive o vídeo de instrução sobre ela, disponibilizado.
Acredito que as dificuldades e desafios são muitos, pois, falta informação para as famílias que tem familiares com alguma deficiência visual.

Falta divulgação nos canais de comunicação, como a televisão, rádio e internet, isto por parte das autoridades competentes, governos etc.
Além disto, falta investimento para as instituições de ensino, falta tempo e treinamento para os profissionais da educação envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, enfim, são dificuldades e desafios relacionados as tecnologias, a informação e divulgação, a disponibilidade de tempo e treinamento, entre outras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
As principais barreiras enfrentadas pela inclusão escolar são: a falta de preparo dos professores e demais colaboradores; a ausência de infraestrutura; a carência de tecnologia assistiva, a prática de bullying; o excesso de alunos. Os principais desafios da inclusão escolar na escolar regular são: Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
São muitos os desafios no processo de ensino aprendizagem para estudantes com deficiência visual, mas acredito que as barreiras físicas contribuem para maior parte dessa dificuldade, afinal, a falta de instalações acessíveis, como rampas e corrimãos, a falta de alteração de cores do chão e paredes bem como a ausência de sinalização tátil, pode tornar o ambiente físico da escola inacessível para alunos com deficiência visual e/ou baixa visão.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
Concordo, e também a facilitação dessa acessibilidade física aos espaços em instituições com escadas, que revejam como for possível para a implantação de rampas e elevadores, pois mesmo não possuindo dificuldades de locomoção em degraus, já presenciei um aluno com deficiência visual cair da escada da escola em cima de outros colegas que estavam sentados em degraus, então rampas com piso tátil e elevadores podem ser facilitadores de uma autonomia. Além de uma constante conscientização da comunidade escolar na promoção de um ambiente inclusivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
As maiores dificuldades e seus desafios nesse processo é o acesso a materiais. Alunos com deficiência visual podem enfrentar desafios no acesso a materiais didáticos e de leitura. É essencial fornecer versões acessíveis, como braille ou áudio, para garantir que eles tenham acesso ao conteúdo da mesma forma que seus colegas.
Barreiras tecnológicas: Dependendo das tecnologias usadas na sala de aula, pode ser difícil para alunos com deficiência visual utilizar dispositivos e softwares. Garantir que a tecnologia seja acessível, por meio de leitores de tela e outras adaptações, é crucial.
Atendimento às necessidades individuais: Cada aluno com deficiência visual é único, e suas necessidades podem variar amplamente. Os educadores devem estar preparados para adaptar suas abordagens de ensino e materiais de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.
Integração social: Alunos com deficiência visual podem enfrentar desafios na integração social, especialmente se estiverem em ambientes onde a conscientização sobre suas necessidades é limitada. Promover a inclusão e a conscientização entre os colegas de classe é fundamental.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -
Dentre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência visual, destaco algumas que vejo como muito impactantes: o primeiro é o acesso a materiais impressos: como livros didáticos, apostilas e folhas de trabalho. Isso exige disponibilidade de versões em Braille, áudio ou formatos digitais acessíveis. Em diálogo com isso, também podem vir a ter dificuldade em compreender informações previstas em gráficos, tabelas e imagens, necessitando que as escolas recebam os recursos para a adaptação desse material para um formato tátil, e que a equipe de AEE em diálogo com o professor possam simplificar a interpretação dos dados para que o aluno não fique prejudicado. Para tal, os professores precisam de treinamento especializado para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual, incluindo o uso de tecnologias assistivas e estratégias de ensino inclusivas.
Em resposta à Laura Gabrielle Marques da Cruz

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
Laura, querida...Você apontou um elemento indispensável quando nos referimos a inclusão de alunos com deficiência visual. Primeiramente, é de vital importância, enquanto educadores, mobilizarmos diferentes estratégias para alcançarmos os nossos alunos. Os recursos que você pontuou são muito relevantes para diluirmos as barreiras impostas à aprendizagem, todavia, para além da utilização dos recursos, é pertinente refletirmos sobre as nossas próprias lacunas formativas.
Considero pertinente aproveitar a oportunidade e perguntar se essa problemática que você apontou em sua postagem dialoga, de alguma forma, com alguma lacuna durante o seu processo de formação inicial.
Infelizmente, essas questões ainda são desafiadoras durante o meu exercício profissional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
Hoje as escolas garante o acesso, mas a permanência? infelizmente em pleno século que achamos que é inclusivo tenho contato com adolescentes cegos que não consegui permanecer na escola. O ensino infelizmente ainda esta apegado a métodos tradicionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Possíveis dificuldades e/ou desafios no processo ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual

As dificuldades são muitas, assim como para os demais alunos com outras deficiências. Entre tantas, as mais comuns são as barreiras até a sala de aula como, a inadequação arquitetônica, falta de rampa, piso tátil, sinalizações, espaços adaptados, informações tátil e olfativa.
No processo ensino-aprendizagem, é comum a problemática da falta de professores qualificados na área da Educação Especial/Inclusiva (sala comum), mais especificamente, educadores com ênfase no aluno cego, do professor do AEE para o atendimento Educacional Especializado. A Sala de Recursos Multifuncional com o aparato necessário para atender a todos os alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Junto ainda, a falta de programas governamentais, projetos estaduais e ações institucionais para a formação dos demais servidores (não somente o professor), que convivem com esses alunos no espaço educacional. São desafios para a inclusão na área da educação. A perspectiva de trabalhar esses desafios também está presente nas organizações que tem como meta contribuir com a sociedade de forma geral, nos pilares Diversidade, Equidade e Inclusão.
No espaço escolar os professores contam com os recursos pedagógicos para as aulas com os alunos com baixa visão, visão monocular e a cegueira. São recursos já conhecidos como o soroban, a máquina braile, a lupa. Para alunos surdos-cegos, ou baixa visão, podem utilizar recursos de acessibilidade como o sintetizador de voz, a audiodescrição, o telescópio, leitor de tela aumentada, assim como contar com o profissional de apoio, o intérprete de libras.
As tecnologias assistivas, vem auxiliar a vida diária das pessoas com deficiência e trazer mais independência aos estudantes. Ferramentas tecnológicas para a promoção da inclusão social a recursos pedagógicos escolares acessíveis como, o programa DOSVOX, o leitor de tela ampliada, o virtual vision, o tradutor libras em software livre, promovendo oportunidades e visando a autonomia das pessoas em um mundo cada vez mais diverso.
Em resposta à MARIA LUCILENE DE CARVALHO

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luís Cláudio Pires Seixas -
Prezada Maria, na área da música as dificuldades são um pouco menores, a depender do tema da aula, mas entendo perfeitamente suas queixas em relação ao amparo estrutural que a docência requer quando se tem alunos deficientes visuais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luís Cláudio Pires Seixas -
Como sou professor de música, usando recursos adequados todas as possíveis dificuldades podem ser resolvidas com facilidade, uma vez que a falta da visão não incapacita o estudante à prática musical. Eventualmente o professor precisará conduzir o estudante a experimentações táteis com mais cuidado do que faria com um estudante vidente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Olá!
São tantas dificuldades que é até difícil escolher uma!
Acredito que a maior delas é a falta de tempo de atender as necessidades específicas desse aluno numa turma com mais de 30 alunos e num tempo reduzido de aula. Sou professora de geografia, uma disciplina muito visual e com poucos tempos de aula, dois ou três por semana. Para atender adequadamente qualquer estudante é necessário desenvolver muitos materiais visuais e que permitam atividades práticas com mapas, gráficos, tabelas etc. Para atender minimamente um estudante com deficiência visual é necessário adaptar todo esse material para versões táteis e em Braille (supondo que o estudante é alfabetizado em Braille). Acho muito mais inclusivo produzir um material que atenda alunos videntes e deficientes visuais, mas isso não elimina um trabalho, já que uma camada tátil deve ser desenvolvida e adicionada ao material. De qualquer forma, nós professores temos tempo insuficiente para desenvolver os materiais necessários para dar uma aula eficiente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
No meu entendimento a deficiência visual enfrenta inúmeros desafios quando nos referimos à perspectiva da inclusão educativa. Justifica-se tal afirmação partindo do pressuposto de que, em muitos momentos, o educando que se adapta a dinâmica da escola e, a escola por sua vez, quando não excluí, geralmente explora a capacidade auditiva deste educando e ignora os demais sentidos (O Braille, a partir da percepção tátil).
Gostaria de destacar que isto não é uma crítica a escola, e sim, é um movimento de reconhecer as lacunas existentes na nossa formação . Uma discussão crítica e analítica promove uma maior capacitação por parte dos profissionais da educação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Uma das principais dificuldades que percebo é nós docentes compreendermos como os estudantes com deficiência visual percebem o mundo e aprendem. Por vivermos em um mundo com foco muito grande na experiência visual, compreender a não possibilidade desta experiência precisa ser o elemento primeiro a ser enfrentado. Nesse sentido, desenvolver processos de ensino-aprendizagem que possam ter um desenho universal ou que garanta a especificidade do estudante com deficiência visual necessita ser uma tarefa constante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
O número de profissionais da educação devidamente especializados, capacitados para tarabalhar na promoção da inclusão ecolar dos alunos que possuem alguma deficiência visual é muito pequeno. Nesse sentido, para que haja um efetivo ensino e aprendizado daqueles alunos é fundamental a formumalação, implementação e acomapanhamento de uma política pública educacional, de cunho estatal, em que a formação e valorização dos profissionais envolvidos seja prioridade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Em nosso atual modelo de ensino, e instituição escolar, o processo da inclusão é um desafio a cada a dia. Em se tratando da modalidade de educação especial inclusiva, ainda faltam muitas ações postas em lei para serem concretizadas. Entre as várias deficiências seja físicas ou intelectuais, os alunos com deficiência visual são os menos assistidos seja por falta de profissionais que os auxiliem quando precisarem, sejam professores da salas de recursos multifuncionais. Outra questão diz respeito a formação continuada tanto para alunos cegos como para professores sobre o uso da tecnologia assistiva conhecida como braille. Além de não ter a máquina de escrever para os alunos cegos, livros e manuais pedagógicos em braille também faltam nas unidades escolares. De fato, faz-se necessário que o poder público atue de maneira efetiva para garantir profissionais com formação adequada e materiais pedagógicos para os alunos com deficiência visual.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

Minhas concepções das possíveis dificuldades e/ou desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual


O processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual pode ser complexo e envolver diversas dificuldades e desafios. Abaixo, apresento algumas das concepções das possíveis barreiras que esses alunos podem enfrentar:


 - Acesso a materiais e informações: Um dos desafios mais significativos é o acesso a materiais didáticos e informações. Muitos livros, documentos e recursos educacionais são apresentados em formatos visuais, o que pode dificultar o acesso direto para estudantes com deficiência visual.

 - Falta de recursos acessíveis: A escassez de materiais em formatos acessíveis, como livros em Braille, áudio, ou versões digitais compatíveis com leitores de tela, pode limitar o acesso dos alunos a informações cruciais.

 - Tecnologia não adaptada: A falta de acesso a tecnologia assistiva, como leitores de tela, ampliadores de tela e softwares de reconhecimento de voz, pode dificultar a participação dos alunos em atividades online e o uso de dispositivos eletrônicos.

 - Compreensão do ambiente físico: Navegar em espaços físicos, como corredores escolares e salas de aula, pode ser um desafio para alunos com deficiência visual, especialmente se as escolas não são projetadas pensando na acessibilidade.

 - Interação social: Alunos com deficiência visual podem enfrentar dificuldades na interação social devido a estigmas e falta de conscientização por parte de colegas de classe e professores.

 - Apoio pedagógico: Professores muitas vezes não estão preparados para adaptar o currículo ou utilizar estratégias de ensino que atendam às necessidades específicas dos alunos com deficiência visual.

 - Tempo adicional: Alunos com deficiência visual podem precisar de mais tempo para concluir tarefas ou exames, o que pode ser um desafio em sistemas educacionais que são rigidamente estruturados em termos de tempo.

 - Apoio emocional: A deficiência visual pode levar a desafios emocionais, como isolamento, baixa autoestima e ansiedade, que podem afetar a aprendizagem.

 - Preconceito e discriminação: Alunos com deficiência visual podem enfrentar preconceito e discriminação, o que pode afetar negativamente sua autoestima e seu desempenho acadêmico.

 - Família e comunidade: A falta de apoio da família e da comunidade pode ser um grande desafio. A aceitação da deficiência visual e o apoio emocional são fundamentais para o sucesso educacional.


Superar essas dificuldades requer esforços coordenados entre educadores, instituições educacionais, famílias e a sociedade em geral. A educação inclusiva e a conscientização sobre as necessidades dos alunos com deficiência visual são essenciais para garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver todo o seu potencial.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
A educação inclusiva é essencial para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência visual. No entanto, o processo de ensino e aprendizagem pode ser repleto de desafios. Por exemplo, minha amiga tem um filho de 19 anos com deficiência visual, e eles enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua jornada educacional. Uma das principais barreiras foi a falta de preparo e interesse por parte de professores e gestores escolares. Muitos deles não estavam familiarizados com as necessidades específicas do aluno e não se esforçaram para tornar o ambiente de ensino mais acessível.

Além disso, o acesso a materiais didáticos adaptados, como livros em Braille ou formatos digitais acessíveis, também foi um desafio constante. A falta desses recursos essenciais dificultou o processo de aprendizagem. A comunicação também representou um obstáculo, já que nem todos os professores estavam preparados para se comunicar de maneira eficaz com um aluno com deficiência visual. Isso levou a situações de isolamento e incompreensão.

A falta de apoio individualizado adequado foi outra dificuldade. Cada aluno com deficiência visual tem necessidades diferentes, mas nem sempre essas necessidades foram atendidas de forma personalizada.

Apesar desses desafios, minha amiga e seu filho nunca desistiram. No entanto, fica claro que há muito a ser feito para garantir que todos os alunos com deficiência visual tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso requer não apenas a adaptação de materiais e tecnologia assistiva, mas também uma mudança de mentalidade por parte dos educadores e gestores escolares, visando à verdadeira inclusão e igualdade de oportunidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Sam Alves Sousa -
No caso da minha disciplina de filosofia eu teria dificuldades com exemplos e construções mentais. Pois praticamente toda a história da filosofia está delimitada em paradigmas visuais. Fora toda dificuldade de nós professores para conseguir desenvolver didática para alunos com necessidades especiais com uma rotina tão corrida,